TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Vinte bairros seguem com problema no abastecimento de água na Grande BH

07/05/2026 às 09h21 - Atualizado em 07/05/2026 às 10h37
Bairros sem água grande bh
Divulgação/Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

A Copasa informou, nesta quinta-feira (7), que o sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte apresenta “recuperação significativa”, mas alguns bairros ainda registram intermitência no fornecimento. A companhia não disse quando a distribuição será totalmente normalizada.

De acordo com a empresa, um monitoramento feito entre 0h e 6h apontou que algumas regiões seguem com oscilações no abastecimento, e equipes continuam atuando para acelerar a prestação completa do serviço.

Veja também


Em Belo Horizonte, os bairros Céu Azul, Minas Caixa, Jardim dos Comerciários, Jaqueline, Santa Rosa, Universitário, Goiânia, Maria Goretti e Jardim Vitória ainda apresentam intermitência.

Já em Ribeirão das Neves, os bairros Atalaia, Botafogo, Delma, Flamengo, Jardim Primavera, Menezes e Santa Isabel seguem com oscilações no fornecimento de água.

Em Santa Luzia, a intermitência atinge os bairros Asteca, Londrina e Chácaras Santa Inês. Em Sabará, o problema foi registrado no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Segundo a Copasa, também há ocorrências pontuais de intermitência em regiões de Vespasiano.

A companhia afirmou que continua monitorando o sistema de forma contínua e adotando medidas operacionais para garantir a recuperação total do abastecimento nas áreas afetadas. A previsão é que o fornecimento seja normalizado ao longo do dia.

Entenda

A Copasa interrompeu, nessa segunda-feira (5), o abastecimento de água em bairros de BH, Contagem, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano depois que uma égua prenha caiu em uma adutora do Sistema Rio das Velhas.

A companhia só conseguiu encontrar o corpo do animal na manhã desta quarta-feira (6). A empresa precisou realizar varreduras na rede de tubulações, com uso de recursos tecnológicos avançados, incluindo drones e equipamentos de inspeção robótica. Como medida de rigor e responsabilidade com a saúde pública, a Copasa descartou integralmente a água que estava no trecho afetado da tubulação.

A Copasa também informou que já religou o sistema de abastecimento de água. Segundo a companhia, o serviço deve ser normalizado ainda nesta quarta-feira (6) em BH e cidades da Região Metropolitana. A expectativa é de recuperação gradual, com possível demora em áreas mais altas ou afastadas.

Lavínia Fernandes

Jornalista formada pela PUC Minas. Publicou um artigo sobre alfabetização midiática pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.
LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ