BH amplia vacinação para profissionais da saúde de 39 anos ou mais

Aplicação de vacina
Além dos trabalhadores da saúde, idosos de 61 anos também poderão se imunizar (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A partir do próximo sábado (24), profissionais da saúde de 39 anos ou mais receberão a vacina contra a Covid-19 em Belo Horizonte. Os trabalhadores devem ter se cadastrado no portal da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) até 23h59 do dia 13 de abril. Além disso, na quinta-feira (22), será iniciada a vacinação do público de idosos de 61 anos, completos até o dia 30 de abril.

Os profissionais da saúde que poderão se vacinar no sábado devem cumprir os seguintes requisitos:

  • ser trabalhador da saúde em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte;
  • ter preenchido o cadastro para a vacinação de trabalhadores da saúde, de forma válida, até 23h59 de 13 de abril;
  • ter completado 39 anos ou mais até 30 de abril;
  • não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 15 dias;
  • não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

A PBH ainda ressalta que, “conforme orientações do Ministério da Saúde, trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como por exemplo academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal não serão contemplados nos grupos prioritários elencados para a vacinação”.

O que levar

A imunização dos trabalhadores da saúde será feita em locais exclusivos, que podem ser acessados neste link. Nos pontos fixos, a vacinação será das 7h30 às 15h. Já nos pontos drive-thru, ela será das 8h às 15h. No momento da vacinação, o profissional precisa levar: 

  • Documento de identificação com foto;
  • Registro no conselho profissional (para profissionais de saúde); e
  • Documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de: 
    • Comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos 3 meses; ou
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
    • Contrato de trabalho; ou
    • Relatório do CNES; ou
    • Declaração de Imposto sobre a Renda – Pessoa Física 2020 – ano-calendário 2019, ou 2021 – ano-calendário 2020, com a identificação da ocupação principal declarada; ou
    • Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde (conforme modelo). 

Caso o trabalhador cadastrado não compareça aos pontos de vacinação nesta data, é necessário procurar um dos locais disponíveis nesta lista, levando todos os documentos, entre 7h30 e 16h30. 

Reabertura do cadastro

O cadastro para trabalhadores da saúde será reaberto, pela última vez, na próxima segunda-feira, dia 26. Os formulários poderão ser preenchidos até quarta-feira, dia 28 de abril.

Idosos de 61 e 62 anos

Confira a programação para a vacinação de idosos:

  • 62 anos: terça-feira, dia 20, e quarta-feira, dia 21;
  • 61 anos: quinta-feira, dia 22, e sexta-feira, dia 23;

O público de 62 e 61 anos poderá se vacinar de 7h30 às 16h30, nos centros de saúde e postos fixos, e de 8h às 16h30, nos pontos drive-thru. Veja os locais aqui. Na quarta-feira (21) feriado nacional, a vacinação será exclusivamente contra a Covid-19. O horário de imunização será das 7h30 às 15h nos pontos fixos e extras e das 8h às 15h nos pontos de drive-thru. 

Para se imunizar é necessário levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações. 

As nove Unidades 24h, que estão em funcionamento nas sedes de centros de saúde, são para atendimentos aos casos de baixa e média complexidade não respiratórios e não está sendo feita a aplicação de vacinas.

Aplicação de segunda dose 

A Prefeitura de Belo Horizonte está antecipando a aplicação de segunda dose da vacina contra a Covid-19 para ampliar e agilizar a imunização na capital. O prazo segue as recomendações do Ministério da Saúde e a aplicação deve ser feita com um intervalo de 14 a 28 dias para os vacinados com a Coronavac. 

Foram adiantadas as doses para o público de 76 e 75 anos, no dia 10 de abril, e para idosos de 74 e 73 anos no último sábado (17). Já nessa segunda-feira (19) as pessoas de 72 e 71 anos começaram a tomar, antecipadamente, a segunda dose do imunizante.  

Para se vacinar, é necessário que o idoso leve documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão de vacinação que conste a aplicação da primeira dose. 

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!