Prefeitura de BH abre cadastro escolar da rede municipal para 2024

Escola municipal
Pais ou responsáveis poderão inscrever os filhos em uma escola municipal ou creche parceira (Amanda Dias/BHAZ)

A Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou, na terça-feira (22), o cadastro escolar para novos alunos na rede municipal de educação para 2024. Pais ou responsáveis poderão inscrever os filhos em uma escola municipal ou creche parceira para educação infantil e ensino fundamental.

A inscrição será realizada até 15 de setembro, de forma on-line, no portal da PBH, ou pelo telefone 3277-8876. Também está aberto o cadastro para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como cadastrar

Para acessar o programa do cadastro escolar de BH, é necessário informar o CPF e a data de nascimento do responsável pelo estudante. Para que a inscrição seja concluída, todas as questões deverão ser respondidas. 

As gestantes também poderão realizar o cadastro informando o próprio CPF no campo específico para o nascituro. A data de nascimento da criança deve ser respondida com o dia em que a inscrição for feita. 

Caso a família já possua outro estudante matriculado em uma escola municipal, o irmão terá vaga garantida na mesma escola – desde que a  unidade ofereça o atendimento para a idade de ambos. Será necessário informar o CPF do estudante já matriculado no campo específico no programa de cadastro.

Pode ser utilizado no cadastro escolar o endereço residencial ou comercial. Nas duas situações, é obrigatório que o estudante resida em Belo Horizonte.

Para os estudantes que vão permanecer na mesma escola em 2024, não será necessária a realização do cadastro escolar, apenas a renovação de matrícula na  secretaria da própria escola, em período a ser definido. 

Uma vez feito o cadastro escolar, o estudante é direcionado para uma vaga, por meio de um sistema utilizado pela Prefeitura de BH, que considera a proximidade do endereço fornecido pelos pais e responsáveis no ato da inscrição. 

Resultados

A divulgação do resultado será em duas etapas:

  • Para os estudantes de 3 a 5 anos da Educação Infantil, do ensino fundamental e da EJA, o resultado será divulgado em 31 de outubro. 
  • Para os estudantes de 0 a 2 anos da Educação Infantil, o resultado será divulgado  em 28 de novembro. 

Por telefone

Os pais e responsáveis que não têm acesso à internet poderão fazer o cadastro nas Diretorias Regionais de Educação ou pelo telefone 3277-8876, de 8h às 17h. 

Uma Carreta Digital ficará no Parque Municipal Américo René Giannetti, na Avenida Afonso Pena, 1.377, de 30 de agosto a 1º de setembro (8h às 16h) e no dia 2 de setembro (8h às 11h) para realizar o cadastro. 

O cadastro escolar também poderá ser feito nos postos UAI – Unidade de Atendimento Integrado:

•    UAI Barreiro – Via Shopping Barreiro – Av Afonso Vaz de Melo, 640, piso 4, das 8h às 17h.
•    UAI Centro Sul – Praça Sete – Avenida Amazonas, 47, das 8h às 17h.
•    UAI Venda Nova – Shopping Estação – Avenida Cristiano Machado, 11.833, das 8h às 17h.

Para esclarecer dúvidas e obter mais informações sobre o Cadastro Escolar 2024, as pessoas interessadas poderão entrar em contato com a Secretaria de Educação pelo telefone 3277-8876 ou encaminhar e-mail para [email protected].

Arreda Pra Cá

Estreou nessa terça-feira (22), às 17h, o Arreda pra Cá, podcast do BHAZ que vai falar de tudo que o mineiro mais gosta: Minas Gerais, claro! Convidamos dez personalidades que têm tudo a ver com o nosso estado pra contar causos e bater um papo despreocupado no nosso sofá. Tem arte, cerveja, rolês, esporte e o que a gente tem de melhor: as nossas mineirices.

A primeira a passar pelo nosso sofá foi Carol Gattaz, central do time feminino de vôlei do Minas Tênis Clube e medalhista de prata com a seleção brasileira nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio. Confira o episódio completo:

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!