Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de BH abre cadastro escolar da rede municipal para 2024

Por

Escola municipal
Pais ou responsáveis poderão inscrever os filhos em uma escola municipal ou creche parceira (Amanda Dias/BHAZ)

A Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou, na terça-feira (22), o cadastro escolar para novos alunos na rede municipal de educação para 2024. Pais ou responsáveis poderão inscrever os filhos em uma escola municipal ou creche parceira para educação infantil e ensino fundamental.

A inscrição será realizada até 15 de setembro, de forma on-line, no portal da PBH, ou pelo telefone 3277-8876. Também está aberto o cadastro para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como cadastrar

Para acessar o programa do cadastro escolar de BH, é necessário informar o CPF e a data de nascimento do responsável pelo estudante. Para que a inscrição seja concluída, todas as questões deverão ser respondidas. 

As gestantes também poderão realizar o cadastro informando o próprio CPF no campo específico para o nascituro. A data de nascimento da criança deve ser respondida com o dia em que a inscrição for feita. 

Caso a família já possua outro estudante matriculado em uma escola municipal, o irmão terá vaga garantida na mesma escola – desde que a  unidade ofereça o atendimento para a idade de ambos. Será necessário informar o CPF do estudante já matriculado no campo específico no programa de cadastro.

Pode ser utilizado no cadastro escolar o endereço residencial ou comercial. Nas duas situações, é obrigatório que o estudante resida em Belo Horizonte.

Para os estudantes que vão permanecer na mesma escola em 2024, não será necessária a realização do cadastro escolar, apenas a renovação de matrícula na  secretaria da própria escola, em período a ser definido. 

Uma vez feito o cadastro escolar, o estudante é direcionado para uma vaga, por meio de um sistema utilizado pela Prefeitura de BH, que considera a proximidade do endereço fornecido pelos pais e responsáveis no ato da inscrição. 

Resultados

A divulgação do resultado será em duas etapas:

  • Para os estudantes de 3 a 5 anos da Educação Infantil, do ensino fundamental e da EJA, o resultado será divulgado em 31 de outubro. 
  • Para os estudantes de 0 a 2 anos da Educação Infantil, o resultado será divulgado  em 28 de novembro. 

Por telefone

Os pais e responsáveis que não têm acesso à internet poderão fazer o cadastro nas Diretorias Regionais de Educação ou pelo telefone 3277-8876, de 8h às 17h. 

Uma Carreta Digital ficará no Parque Municipal Américo René Giannetti, na Avenida Afonso Pena, 1.377, de 30 de agosto a 1º de setembro (8h às 16h) e no dia 2 de setembro (8h às 11h) para realizar o cadastro. 

O cadastro escolar também poderá ser feito nos postos UAI – Unidade de Atendimento Integrado:

•    UAI Barreiro – Via Shopping Barreiro – Av Afonso Vaz de Melo, 640, piso 4, das 8h às 17h.
•    UAI Centro Sul – Praça Sete – Avenida Amazonas, 47, das 8h às 17h.
•    UAI Venda Nova – Shopping Estação – Avenida Cristiano Machado, 11.833, das 8h às 17h.

Para esclarecer dúvidas e obter mais informações sobre o Cadastro Escolar 2024, as pessoas interessadas poderão entrar em contato com a Secretaria de Educação pelo telefone 3277-8876 ou encaminhar e-mail para [email protected].

Arreda Pra Cá

Estreou nessa terça-feira (22), às 17h, o Arreda pra Cá, podcast do BHAZ que vai falar de tudo que o mineiro mais gosta: Minas Gerais, claro! Convidamos dez personalidades que têm tudo a ver com o nosso estado pra contar causos e bater um papo despreocupado no nosso sofá. Tem arte, cerveja, rolês, esporte e o que a gente tem de melhor: as nossas mineirices.

A primeira a passar pelo nosso sofá foi Carol Gattaz, central do time feminino de vôlei do Minas Tênis Clube e medalhista de prata com a seleção brasileira nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio. Confira o episódio completo:

Com PBH

Sofia Leão

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ