BH cancela resultado de votação do Conselho Tutelar e terá novo pleito

conselho tutelar
Eleições foram nesse domingo (3) após anulação do primeiro pleito, em outubro (StreetView/Reprodução)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) confirmou nesta segunda-feira (9) a anulação do resultado da votação para o Conselho Tutelar. Uma nova eleição foi agendada para 3 de dezembro.

As informações foram repassadas em coletiva de imprensa realizada nesta tarde. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Rocha, “dificuldades técnicas no sistema eletrônico e problemas no envio de dados” ocorreram na votação realizada em 1º de outubro.

O anúncio do cancelamento surge poucos dias após a Defensoria Pública de Minas Gerais recomendar que o resultado do concurso fosse invalidado. O órgão apontou a instabilidade no sistema da Prodabel (Empresa de Informática e Informação do Munícipio de Belo Horizonte) como um dos problemas.

Segundo a Defensoria Pública, muitos eleitores não conseguiram participar da votação por conta do sistema, que ficou indisponível por um longo período da manhã da votação. Na semana passada, a Prefeitura havia anunciado que não cancelaria o resultado da votação para o Conselho Tutelar – o que mudou hoje.

Na nova votação serão usadas cédulas de papel e os novos conselheiros devem assumir seus cargos em 10 de janeiro, mesmo cronograma previsto anteriormente.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!