BH registrou, neste sábado (16), o terceiro dia mais quente do ano. Previsões do tempo já indicavam que a capital mineira estaria sob forte calor durante o final de semana. E, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros atingiram hoje 33,2°C.
Nessa sexta-feira (15), a capital mineira já tinha registrado um dos dia mais quentes de 2024. A temperatura máxima chegou a 32,7°C na estação Pampulha.
Em 17 de janeiro foi registrada a maior máxima do ano até aqui, com 34°C. O segundo lugar vai para 29 de fevereiro, com 33,4ºC.
O calorão coincide com o fenômeno da “bolha de calor” que atinge Minas Gerais durante esta semana. Por causa do fenômeno, áreas do Brasil podem registrar nos próximos dias temperaturas de até 10ºC acima do que é normal para esta época do ano.
O que é uma Bolha de Calor?
Segundo o MetSul, uma bolha de calor ocorre em áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, e têm ar descendente. Isso comprime o ar no solo, causando um aquecimento da atmosfera.
A cúpula de calor também pode ser explicada como condições de alta pressão que permanecem por muito tempo em uma mesma área, prendendo o ar quente na região, assim como a tampa em uma panela.
“Evidências de estudos sugerem que a mudança climática está aumentando a frequência de cúpulas de calor intensas, bombeando-as para mais alto na atmosfera, algo não muito diferente de adicionar mais ar quente a um balão de ar já aquecido”, explica o Metsul.