Bolha de calor: BH teve terceiro dia mais quente do ano nesta sexta-feira

Calor permanece em BH nos próximos dias (Amanda Dias/BHAZ)

Belo Horizonte teve o terceiro dia mais quente de 2024 nesta sexta-feira (15). A temperatura máxima chegou a 32.7°C na estação Pampulha, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O calorão coincide com o fenômeno da “bolha de calor” que atinge Minas Gerais durante esta semana. Por causa do fenômeno, áreas do Brasil podem registrar nos próximos dias temperaturas de até 10ºC acima do que é normal para esta época do ano.

Em alerta emitido nessa quinta-feira (14), a Defesa Civil de BH comunicou sobre uma nova onda de calor que passará pela capital mineira nos próximos dias. As temperaturas devem chegar a 33ºC, especialmente durante a tarde, até a próxima segunda-feira (18).

Em 17 de janeiro foi registrada a maior máxima do ano até aqui, com 34°C. O segundo lugar vai para 29 de fevereiro, com 33,4ºC.

O que é uma Bolha de Calor?

Segundo o MetSul, uma bolha de calor ocorre em áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, e têm ar descendente. Isso comprime o ar no solo, causando um aquecimento da atmosfera.

A cúpula de calor também pode ser explicada como condições de alta pressão que permanecem por muito tempo em uma mesma área, prendendo o ar quente na região, assim como a tampa em uma panela.

“Evidências de estudos sugerem que a mudança climática está aumentando a frequência de cúpulas de calor intensas, bombeando-as para mais alto na atmosfera, algo não muito diferente de adicionar mais ar quente a um balão de ar já aquecido”, explica o Metsul.

Recomendações para onda de calor

  • Hidrate-se;⠀
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
  • Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
  • Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
  • Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
  • Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!