BH recebe um dos maiores eventos de inovação do Mundo; mais de 500 horas de conteúdo

Evento é considerado um dos maiores no mundo em tecnologia e inovação

O Expominas, um dos maiores centros de eventos da capital, recebe até o próximo domingo (5) a segunda edição da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit). Após o sucesso da primeira edição, realizada em 2016, a feira volta a BH maior e com mais conteúdo.

A Feira vai reunir, em um só lugar, grandes e consolidados eventos e palestrantes nacionais e internacionais, além de um público bem diverso, composto por startups, empresas, estudantes, pesquisadores, empreendedores, profissionais da área de tecnologia e demais interessados.

Além disso, como em 2016, a Finit também abriga a segunda Campus Party Minas Gerais; a Arena de Negócios, que promete conectar grandes empresas e startups; a Arena Experience, que vai promover uma série de atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais; e a Arena Criativa, um ambiente dedicado à criatividade e a inovação. O evento é uma promoção do Governo de Minas.

Campus Party

A Campus Party chega à sua segunda edição em Minas. Um dos maiores eventos do setor tecnológico do mundo, a Campus conta com palestras, área dedicada aos gamers, hackathons e diversos conteúdos.

Ao todo, serão 14 palcos e cerca de 500 horas de conteúdo com palestrantes do Brasil e de outros países. E, além disso, a presença de youtubers e digital influencers. O espaço também conta com internet de 20GB liberada para os campuseiros (participantes do evento).

Na abertura da feira, o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, deu destaque às caravanas que vieram para participar da segunda edição do evento. São cerca de 40 grupos de diversas regiões do interior mineiro. O destaque para este ano ficou para a cidade de Janaúba, que trouxe 312 pessoas para o evento.

No ano passado, a atração principal do evento foi o vocalista da banda britânica Iron Maiden, Bruce Dickinson.  Este ano, as palestras mais esperadas são as do fundador do videogame Atari, Nolan Bushnell; e do fundador da Chillie Beans, Caito Maia.

Em conversa com o Bhaz, Tonico Novaes, diretor da Campus, disse que é uma grande conquista realizar a segunda edição do evento no Estado. “É importante voltar a Minas, pois é um dos estados mais importantes em empreendedorismo e inovação. Sendo assim, nós estamos buscando manter o legado e aquecer o ecossistema. Esperamos estar no calendário anual e junto com a Finit em 2018”, diz.

Segundo Tonico, a expectativa é receber mais de 4,5 mil pessoas no evento este ano. “As vendas ainda estão abertas, mas já temos 4,5 mil inscritos e 1,2 mil barracas montadas. Isso supera os números da primeira edição. Em 2016, tivemos quatro mil campuseiros e 500 barracas montadas”, conta.

35 horas de viagem

Quarenta alunos do Instituto Federal de Tocantins (IFTO) vieram para Belo Horizonte para aproveitar a Campus. Ao todo, foram 35 horas de viagem de ônibus de Colinas (TO) para participar do evento na capital. O estudante de computação Rafael Alves, de 20 anos, foi um dos estudantes que veio para BH. Ele conta que um professor organizou a viagem. “Ele correu atrás de todo o orçamento para a gente vir. Além disso, tivemos que vender rifas para bancar a viagem. Depois, sorteou os alunos com as melhores médias da faculdade para trazer”, conta.

Rafael diz que vai curtir cada momento da feira. “Viemos para conhecer e aprender. Acredito que vai ser uma experiência incrível  Isso agrega muito na nossa carreira. Vou curtir o máximo. Tomara que sobre tempo para dar um passeio em BH”, relata.

Rodadas de negócios

Na Finit também acontecem as rodadas de negócios entre startups e grandes empresas. As reuniões são organizadas pelo movimento 100 Open Startups, que fez um levantamento inédito com as startups do Estado. O estudo aponta que Belo Horizonte e Uberlândia são as cidades com maior número de empresas iniciantes. Além disso, mais de 54% dos empreendedores têm entre 25 e 35 anos.

O CEO da empresa WeCancer, Cesar Filho, é um dos jovens empreendedores. Ele tem apenas 25 anos e participou da rodada de negócios pela primeira vez. Ele explica que a startup em que trabalha faz monitoramento remoto de pacientes com câncer. Ele ainda não fechou negócios na feira, mas abriu as portas. “Esse evento é a oportunidade. Isso mostra que o Governo de Minas é um dos poucos que se preocupa com o empreendedorismo no Brasil. Eu só vi coisa parecida com esse evento nos EUA. Vamos sair daqui com contatos e oportunidades, mas, o principal é o conhecimento. Além disso, ver jovens estudantes aqui é o sinal de que estamos no caminho certo para o futuro”, conta.

Serviço

Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit)

Quando? Até o próximo sábado (4) de novembro. A Campus Party vai até o domingo (5), às 12h.

Onde? Expominas (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte)

Quanto? Há no espaço eventos e programações gratuitas e outros pagos. Confira aqui a programação completa da Finit

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!