Belo Horizonte se torna a capital nacional do ‘grau’ de moto; entenda

Grau de moto
Legislação trata da prática como modalidade esportiva (Reprodução/@bimdaambulancia/Instagram)

Atualização às 12:51 do dia 19/08/2022 : Atualizado para incluir informações repassadas pela PBH.

É oficial: Belo Horizonte agora é a capital nacional do esporte “wheeling”, o famoso “grau” de moto. O prefeito Fuad Noman (PSD) sancionou, nesta sexta-feira (19), a lei proveniente de um projeto apresentado na Câmara Municipal (CMBH) pelos vereadores Bim da Ambulância (PSD) e Léo Burguês (União Brasil).

Na justificativa do projeto, que começou a tramitar em junho de 2021, Bim da Ambulância explicou que o “wheeling” consiste na “realização de manobras e acrobacias de solo sobre duas rodas, nas quais força e equilíbrio são exigidos ao máximo dos praticantes”.

Ele lembrou que o grau praticado em via pública é tipificado como infração de trânsito gravíssima, por ser feito sem os devidos cuidados. No entanto, o vereador afirma que a prática como modalidade esportiva deve ser regulamentada para trazer oportunidades de esporte, lazer, negócios e turismo para BH.

O especialista em tecnologias digitais de trânsito Arthur Fernando Santos Vieira disse ao BHAZ, em outubro do ano passado, que conscientizar a população sobre as regras da prática do “wheeling” é um ponto primordial para que a lei seja viabilizada de forma segura.

“Eu tenho a preocupação do significado que isso pode trazer para as pessoas. Elas podem interpretar como se esse título fosse um aval para que a prática seja liberada, ou que seja alguma forma de expressão que não tenha punição, o que não é verdade”, disse.

E agora?

Ao BHAZ, o vereador Bim da Ambulância afirmou também em outubro que a iniciativa deve disponibilizar pistas específicas para a prática do grau de moto na capital, além da criação de competições na cidade.

“Belo Horizonte se tornando a capital do grau, nós vamos trazer gente de todo o estado e do país, fomentando o turismo e a economia local. E nós seremos propulsores desse movimento Brasil afora. Esse é o foco do projeto: trazer uma nova cultura e inserir ela de forma regular, já que o que acontece nas ruas é considerado crime”, disse.

Em março deste ano, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) destinou um lote na avenida Professor Clóvis Salgado, bairro Bandeirantes, à Associação Mineira dos Motociclistas de Esportes Stunt e Grau Astung, permitindo o uso da área para a prática do esporte.

O decreto publicado pelo então prefeito Alexandre Kalil (PSD) concede, por meio de Termo de Permissão de Uso, a área de mais de 58 mil metros quadrados à associação esportiva. “Fica reservada ao município, a qualquer tempo, a retomada do imóvel”, diz a norma.

Procurada pelo BHAZ, a PBH esclareceu que a lei sancionada hoje “não legitima a realização da manobra característica do esporte em situações de trânsito, mas apenas em ambientes exclusivamente dedicados e preparados para a prática”.

A administração municipal ainda informou que o espaço na avenida Professor Clóvis Salgado segue concedido para a associação até o final deste ano. A prefeitura também foi questionada se, com a sanção da lei, mais lotes serão destinados à prática do grau, mas não respondeu.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!