BH bate novo recorde e tem dia mais frio do ano nesta segunda-feira

frio bh
Temperatura máxima não vai passar dos 24ºC nesta segunda (Vitor Fernandes/BHAZ)

Se você teve que levantar da cama logo cedo, com certeza sentiu que a manhã desta segunda-feira (5) estava mais gelada. É que Belo Horizonte bateu o recorde de dia mais frio do ano hoje. Os termômetros registraram 8,8ºC e a previsão é de uma semana com baixas temperaturas na capital mineira.

O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica ao BHAZ a razão da continuidade do frio. “Tudo tem sido provocado devido à passagem de uma massa de ar frio sobre o estado de Minas Gerais. Na semana passada, tivemos muito frio, inclusive com temperatura negativa“.

“Agora, já tivemos um pouco de elevação nos termômetros, mas, em Belo Horizonte, devemos ter temperaturas um pouco mais baixas, no decorrer da semana”, diz. A temperatura mínima deve ficar em 9ºC e a máxima não deverá passar dos 24ºC. As chances de chuva estão descartadas.

A temperatura mais fria do ano em BH foi registrada entre 6h e 7h com sensação térmica de 8ºC. Claudemir explica de onde vem tanto frio. “A massa que está atuando por aqui é oriunda da região polar. Ela tem como característica a modificação do ar mais quente para o frio. Por consequência, provoca queda de temperatura e, em algumas regiões, até geada”.

‘Frio demais’

Internautas repercutem o dia mais frio do ano nas redes sociais e alguns pedem a volta do calorão. “Eu não tenho roupa pra esse frio que está em BH”, Nossa tá frio demais aqui em BH. Tá doido”, Dia 473 da quarentena: Frio de BH matou toda a produtividade. Deitado na cama o dia todo”, escreveram.

Teve gente que pensou que as baixas temperaturas não voltariam. “Achei que o frio de BH já tinha passado. Só achei”. “Que frio é esse gente”, publicou outro usuário da rede.

Cuidados

Em dias frios é preciso seguir algumas recomendações. Veja as orientações dadas pela Defesa Civil para os dias de baixa temperatura:⠀

  • Hidrate-se;⠀
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;⠀
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;⠀
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;⠀
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneasvitor.forneas@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Comentários