BH tem dia mais quente do mês e 3º maior do ano; índice de umidade preocupa

Isabel Baldoni/PBH

Belo Horizonte apresenta a temperatura mais alta do mês e terceira maior do ano nesta quarta-feira (19), registrando temperatura de 34,5ºC. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O alerta de baixa umidade continua até a noite de quinta-feira (20), com umidade relativa em torno de 30%, índice considerado preocupante pela OMS.

Para muitos belo-horizontinos nem parece que choveu ontem. Mesmo com a chuva isolada de terça-feira (18), esta quarta apresenta alta temperatura e baixa umidade relativa. “Estamos com temperaturas na casa de 5ºC acima da média climatológica prevista para esse mês de outubro”, afirma Dayan Diniz de Carvalho, meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil.

De acordo com informações do INMET da Estação Pampulha, a temperatura desta quarta alcançou os 34,5ºC, o que configura a terceira temperatura mais elevada deste ano. No dia 18 de setembro BH registrou a maior temperatura do ano, com 35,5ºC.

Apesar das condições, há expectativa do tempo ser amenizado. Segundo informações da Defesa Civil, é possível uma pancada de chuva isolada nesta quarta-feira (19), mas muito fraca, com previsão de 2mm.

“A possibilidade é devido aos fatores termodinâmicos, que é o calor e umidade, mas a umidade baixa não permite que o desenvolvimento da área de convecção seja muito profundo, ou seja, não permite que a chuva seja muito significativa”, explica Dayan. Além desses fatores, efeitos orográficos contribuem para o registro de chuvas pontuais, considerando o relevo de BH e região.

O calor não promete trégua para o resto da semana. “Essa característica de tempo quente e seco tem previsão de continuar até sexta-feira, com temperatura elevada e possibilidade de pancada de chuva à noite”, ressalta o meteorologista.

Veja recomendações da Defesa Civil que podem ajudar a amenizar os efeitos do tempo seco:

  • Atenção especial para pessoas com problemas respiratórios e alérgicos: além de se hidratar apropriadamente, evitar ficar em locais fechados, dando preferência a lugares arejados;
  • Fazer umidificação pontual. Uma alternativa aos umidificadores convencionais é colocar bacia de água com pano úmido no cômodo;
  • Evitar ingerir frituras. Preferir alimentos leves e frescos como frutas, saladas e carnes grelhadas;
  • Tomar cuidado com instalações elétricas irregulares, que podem apresentar curtos-cirtuitos com a baixa umidade;

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!