Pela terceira vez, o Portal BHAZ conquistou o 1º lugar no Prêmio CDL/BH de Jornalismo. A reportagem “Na marra: educação financeira rompe ciclos de vulnerabilidade, empodera e cria novas comunidades” venceu a 12ª edição do concurso, na categoria “Texto”, em premiação na noite dessa quinta-feira (28), no Centro de Convenções CDL, na região Centro-Sul da capital.
A produção vencedora teve a participação de Roberth Costa e Sinara Peixoto, na edição, e Amanda Serrano, Andreza Miranda, Isabella Guasti, João Lages, Larissa Reis, Lucas Negrisoli, Roberth Costa e Thiago Cândido, na reportagem.
Em 2021, a matéria “Horizontes à vista” venceu a 9ª edição do prêmio na categoria Internet. Em 2018, o portal também conquistou o 1º lugar, com “Fave-lópoles: Comércio desmistifica pobreza e violência em aglomerados de BH“.
Em 2019 e 2022, o BHAZ ficou na 2ª colocação com as matérias “Uberização da sociedade: apps democratizam economia de BH e criam novos desafios“ e “A cara do “boom” de novos negócios“, respectivamente. O prêmio é promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.
“Essa não é a primeira vez que a gente sobe aqui com o BHAZ, para receber um prêmio, e toda vez é uma emoção muito forte. Principalmente, porque vocês podem ver aqui, no rosto da equipe, são pessoas jovens, jornalistas que estão se formando agora e é muito importante a gente ter a CDL e os parceiros apoiando o futuro desses novos profissionais”, disse Robert Costa, ex-editor-chefe do BHAZ, ao receber o troféu.
A 12ª edição foi 125,38% maior que a última, com quase 300 trabalhos enviados. Na categoria “Texto”, a reportagem do BHAZ concorreu com as produções “Empreendedorismo ancestral”, “75% delas” e “Edifícios da capital resistem ao tempo e preservam vocação”, do jornal O Tempo, e “Na vila onde nasci. Empreendedores lucram mais de R$ 3.000 nas favelas de BH “, do Super Notícia
“É muito significativo vencer um concurso tradicional, com centenas de trabalhos inscritos, concorrendo com colegas tão competentes, de veículos que marcam a história do jornalismo mineiro. Pessoalmente, sinto que é um privilêgio compor este encontro de gerações, com mentes voltadas para a transformação pela prática diária do nosso ofício”, avalia a editora Sinara Peixoto.
“Acho que o prêmio é um símbolo da valorização do trabalho que a gente faz todos os dias, um sinal de que nosso trabalho está fazendo a diferença. Vencer com uma reportagem de assunto tão importante, com personagens que relamente nos tocam, é ainda mais relevante”, declarou Isabella Guasti, repórter do BHAZ.
Resultado da 12ª edição do Prêmio CDL/BH, categoria Texto
1º lugar: “Na marra: educação financeira rompe ciclos de vulnerabilidade, empodera e cria novas comunidades“, BHAZ
2º lugar: “Edifícios da capital resistem ao tempo e preservam vocação”, O Tempo
3º lugar: “Na vila onde nasci. Empreendedores lucram mais de R$ 3.000 nas favelas de BH”, Super Notícia
300 trabalhos inscritos
Com número recorde de quase 300 inscritos, a 12ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo foi 125,38% maior que a última edição. A premiação reconhece os melhores trabalhos sobre o setor de comércio e serviços de Minas Gerais.
Nesta edição, uma grande novidade: a criação da categoria Podcast, para reportagens, de caráter jornalístico, publicadas em um site de veículos ou em uma plataforma de streaming.
As demais categorias presentes nesta edição foram: Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalista, Cinegrafista e Jornalismo Universitário. Entre as reportagens foram selecionadas cinco finalistas de cada categoria.
Premiações do BHAZ
O BHAZ foi finalista das últimas seis edições do prêmio CDL/BH de Jornalismo. Entre os marcos do portal, estão as seguintes premiações e participações em projetos:
- Eleito um dos três melhores portais de Minas Gerais em 2014, 2015 e 2018 pelo SINAPRO-MG
- Eleito o melhor veículo digital de Minas Gerais em 2017 pelo SINAPRO-MG
- Primeiro lugar na 7ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo, em 2018, na categoria Internet
- Segundo lugar na 8ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo, em 2019, na categoria Internet
- Segundo e terceiro lugares na 1ª edição do Prêmio Sindibel de Jornalismo, em 2019, na categoria Internet
- Participante do Programa de Diversidade nas Redações, realizado pela Énois – Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative, em 2020
- Primeiro lugar na 9ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo, em 2021, na categoria Internet
- Primeiro lugar no 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo em Minas Gerais, em 2021, na categoria Internet
- Participante da 2ª rodada do Laboratório de Anúncios da GNI (Google News Initiative) em 2021
- Associado à Associação de Jornalismo Digital (AJOR) em 2022 (https://ajor.org.br/lista-associadas/)
- Segundo lugar na 10ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo, em 2022, na categoria Internet
- Finalista do Prêmio CDL/BH de Jornalismo, em 2023, na categoria Texto
- Primeiro lugar no 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo em Minas Gerais, em 2023, na categoria Texto
- Primeiro lugar no 12º Prêmio CDL/BH de Jornalismo, em 2024, na categoria Texto






