‘Estamos perdendo essa guerra’, diz organizador da Bienal Mineira do Livro 2025 sobre queda no número de leitores

12/03/2025 às 14h52
bienal mineira do livro
(Cristiano Machado/Imprensa MG/Divulgação)

A cerimônia de lançamento da Bienal Mineira do Livro de 2025 em BH foi marcada por um assunto importante: o número de não leitores superou o número de leitores no último ano. A 6ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada em 2024, em mais de 200 municípios, revela que o país está perdendo leitores a cada ano. De acordo com o levantamento, houve uma redução de quase sete milhões de leitores.

O presidente da Câmara Mineira do Livro (CML) e organizador da Bienal Mineira, Felipe Mayrink, falou sobre o assunto e expressou sua preocupação durante o lançamento da bienal nesta quarta-feira (12), na Biblioteca Pública Estadual de Belo Horizonte, na Savassi, região Centro-Sul de Minas Gerais. “Estamos perdendo essa guerra. Segundo a última pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, no período de 2020 a 2023, o Brasil perdeu 6,7 milhões de leitores”, desabafa.

Veja também


“Tivemos uma queda acentuada de leitura nos alunos do fundamental 1, um período crucial para a alfabetização, para o desenvolvimento do gosto da leitura e da escrita. Se em 2019 esse percentual [de leitores no fundamental] era de 49%, em 2024 ele caiu para 40%. Tivemos queda no número de leitores na faixa etária de cinco a 10 anos, igualmente fundamental pro desenvolvimento do hábito de leitura, de 71% em 2019 pra 62% em 2024”, afirma Myrink.

Segundo o presidente, também houve queda de leitores em todas as regiões do país, a exceção do Centro-Oeste, que cresceu 1%. “Sendo que a região norte perdeu 15% de eleitores. Nordeste, Sul e Sudeste subiu 5% a cada ano”, destaca.

Diante do cenário preocupante, Mayrink ressaltou a importância de um evento como a Bienal Mineira do Livro para a cultura de BH, Minas Gerais e do Brasil. “Precisamos trabalhar para uma sociedade com mais acesso ao livro, a leitura e a literatura”, disse.

Bienal Mineira do Livro 2025

Ler é um hábito e, assim como qualquer outro, é preciso começar por algum lugar. A Bienal Mineira do Livro, que acontece entre os dias 3 e 10 de maio, tem opções para todos os gostos e tipos de leitores e é um oportunidade para quem quer ingressar no mundo literário.

O tema do evento este ano será “Viver é Plural. Ler é Plural”. O nome parafraseia o autor João Guimarães Rosa, que será o homenageado desta edição. “A escolha de João Guimarães Rosa celebra sua contribuição única para a literatura nacional, marcada por um estilo inovador e uma profunda tradição na cultura e na oralidade. Sua obra, repleta de neologismos e narrativas poéticas, continua a influenciar gerações de leitores e escritores”, explica os organizadores da bienal.

A expectativa é receber cerca de 300 mil visitantes ao longo dos 8 dias. “É um evento que gera mais 800 empregos diretos e 1.500 indiretos. Esperamos que mais de 2 milhões de livros sejam vendidos”, afirma Mayrink.

Os interessados podem comprar os ingresso pelo Sympla. As entradas serão vendidos a preços populares, R$ 10 (meia entrada + taxa de administração) e R$ 20 (inteira + taxa de administração). As vendas começam em abril.

Programação

A programação da Bienal Mineira do Livro 2025 inclui palestras, debates, workshops, contação de histórias, performances poético-musicais, arena literária para debates e encontro com escritores, saraus, exposições, apresentações escolares, teatro e música, além de um espaço geek, dedicado à literatura fantástica, quadrinhos e cultura pop. As atividades foram planejadas para envolver crianças, jovens e adultos.

Serão mais de 100 horas de programação, com a participação de cerca de 50 escritores e personalidades convidadas, além de 167 autores e 80 quadrinistas independentes. Autores independentes terão um espaço exclusivo e sem custo para a exposição e venda de suas obras. A Bienal Mineira do Livro contará também com o espaço Estante Mineira, dedicado exclusivamente a editoras de Minas Gerais, com 18 estandes que destacam a riqueza e diversidade da produção literária do estado.

“São mais de 60 expositores com mais de 2 mil marcas expostas. Entre estes estão confirmados: Áquila Livros, Editora Simetria, Ciranda Cultural, Livraria Leitura, Y. A. Books, Cooper Book, Book Outlet, Editora Vozes, Livraria Paulinas, Editora Paulus, Aquarela Livros, Editora Lê, Pinóquio Livros, Magic Livros, Comix, Selecta Livros, Livraria do Professor, Explosão Criativa, Pé da Letra, Book One, Editora RHJ, Toque Mágico, Promolivros, Editora Escala, Editora On Line, Editora Universo, Editora Cora, além de espaços dedicados a quadrinhos e geeks”, afirma Humberto Paes Leme, da HPL Eventos, empresa que a realiza o evento em conjunto com a CML.

Além disso, a Bienal Mineira do Livro trará um time de convidados nacionais e internacionais para enriquecer ainda mais a programação. Entre os destaques internacionais já confirmados estão o poeta angolano Ondjaki, a cubana Teresa Cárdenas, o jornalista francês Bruno Meyerfeld e as portuguesas Luísa Coelho e Maria Isabel Milhanas Machado. Já no cenário nacional, grandes nomes também já estão confirmados, como Conceição Evaristo, Fabrício Carpinejar, Elisa Lucinda, Lira Neto, Maria Esther Maciel, Alê Santos, Olívia Pilar, Lavínia Rocha e Kiusam de Oliveira, além de importantes representantes da literatura infantojuvenil e de coletivos literários, como Cacá Leitura, Clube do Livro BH e Carol Fernandes.

Novo local

Neste ano, o evento será realizado em um novo endereço: no Centerminas Expo, localizado na avenida Pastor Anselmo Silvestre, 1495, 4º andar, no bairro União, região Nordeste de BH.

O evento também contará com a instalação de uma sala multissensorial equipada com pufes, brinquedos sensoriais, livros, iluminação regulável, abafadores de som, almofadas e tapetes sensoriais. Pensada para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a iniciativa visa proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e adaptado às necessidades sensoriais desse público. O espaço contará com estímulos visuais, táteis e auditivos, promovendo relaxamento, concentração e bem-estar. Um espaço para acolher visitantes durante momentos de crise, oferecendo um refúgio tranquilo dentro da programação intensa da Bienal.

Anota Aí

Bienal Mineira do Livro 2025

Quando: 3 a 10 de maio
Onde: Centerminas Expo | Avenida Pastor Anselmo Silvestre, 1495, 4º andar – União
Entrada: Sympla (vendas começam em abril)

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Amanda Serrano

Email: [email protected]

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ