Bitaca da Leste anuncia encerramento das atividades no Santa Tereza

bitaca da leste
Mesmo de portas fechadas, estabelecimento ainda vai manter projeto solidário na capital (Reprodução/Instagram)

A Bitaca da Leste, que já recebeu da revista Veja o título de melhor boteco de Belo Horizonte, anunciou o encerramento das atividades nesta terça-feira (8). O estabelecimento funcionava desde 2014 no bairro Santa Tereza, na região Leste de BH, e é mais um dos inúmeros negócios que foram impactados irreversivelmente pela pandemia.

O comunicado do fechamento foi feito pelo dono do bar, Luiz Paulo Mairink, por meio do Instagram. “Durante 5 anos fui muito feliz atrás desse balcão e pude compartilhar o amor que emana da nossa cozinha mineira, caipira, afetiva e bitaqueira! Como é bom ter um buteco e como é incrível ter vivido a Bitaca com todos vocês”, disse.

Ele ainda agradeceu pelo apoio de amigos, fregueses, produtores, funcionários e todos que participaram de alguma forma da história do estabelecimento e comentou sobre as perspectivas para o futuro: “A vida é mesmo cheia de surpresas e desassossego, e essa turbulência de agora me trouxe a certeza de ter feito o melhor que pude até aqui. É tempo de recomeço. E o nosso vai demorar mais um tiquim”.

View this post on Instagram

Depois de muito refletir sobre o que construímos juntos até aqui, concluí que é chegado o momento de finalizar essa etapa. Durante 5 anos fui muito feliz atrás desse balcão e pude compartilhar o amor que emana da nossa cozinha mineira, caipira, afetiva e bitaqueira! Como é bom ter um buteco e como é incrível ter vivido a Bitaca com todos vocês! Amigos, fregueses, produtores, agricultores, companheiros de equipe, muito obrigado! Foi com muita alegria que vi esse sonho se tornar realidade e tomar conta dessa esquina. Sinto orgulho do trabalho que fizemos juntos, desde a vendinha com água no filtro de barro e vitrola que espalhou gentileza pela cidade, os petiscos que inventamos e adoramos, o torresmo que amamos, a escolha cuidadosa dos produtos e a relação verdadeira e honesta com os produtores do interior, a festança com chorinho e feijoada na rua, até desaguar num projeto solidário que traz alento para nossa comunidade em meio ao caos da pandemia. A vida é mesmo cheia de surpresas e desassossego, e essa turbulência de agora me trouxe a certeza de ter feito o melhor que pude até aqui. Um ciclo que pra mim se faz amplo e completo, e se expande pra comunidade de Santa Tereza que nos acolheu. É tempo de recomeço. E o nosso vai demorar mais um tiquim. Estamos finalizando esse sonho para colher os próximos! E saibam que serão sempre plenos e verdadeiros, porque fazemos tudo com honestidade e coração! O @menupartilha segue até o final do ano, com patrocínio garantido até dezembro. Depois seguiremos aprendendo e caminhando, nesse ciclo solidário que começamos! Com amor, sempre! Luiz ❤️

A post shared by Bitaca da Leste (@bitacadaleste) on

Menu Partilha

No início da pandemia, a Bitaca havia lançado um projeto para ajudar famílias em situação de maior vulnerabilidade. Batizada de Menu Partilha, a campanha consiste numa vaquinha virtual para doar marmitas para famílias carentes, junto com uma campanha de financiamento coletivo para ajudar na manutenção de negócios afetados pela pandemia.

No comunicado, Luiz confirmou que o Menu Partilha tem patrocínio garantido pelos próximos três meses e que vai ser mantida até o final do ano: “Depois seguiremos aprendendo e caminhando, nesse ciclo solidário que começamos!”.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!