[Greve dos caminhoneiros] Além do combustível, faltam botijões de gás em BH

No restaurante Veneno da Sogra eles aguardavam o caminhão de gás

Desabastecimentos nos postos de combustível e falta de gás de cozinha. Esses são alguns dos impactos da greve dos caminhoneiros que nesta quarta-feira (30) chega ao 10º dia pelas rodovias do Brasil. O Bhaz entrou em contato com distribuidoras do produto e com restaurantes para saber como estão fazendo para lidar com a ausência do derivado do petróleo.

Uma das distribuidoras da Super Gás Brás, localizada no bairro Estrela Dalva, na região Oeste de Belo Horizonte, estava desde a última sexta-feira (25) sem receber botijões de gás. Apesar da procura de clientes, eles não tinham como atendê-los visto que os caminhões que abastecem a distribuidora não conseguiam chegar ao local.

Na tarde desta terça-feira (29), dois caminhões abasteceram o local. “Os botijões acabaram rapidamente devido à alta procura”, afirmou uma das funcionárias. Um novo carregamento era aguardado para a tarde de hoje (30).

O planejamento foi essencial para que um restaurante da região Centro-Sul de BH não fechasse as portas nos últimos dias. Tarcia Dayrell, proprietária do “Veneno da Sogra”, disse ao Bhaz que se não fosse os botijões reservas do restaurante e mais outros dois que tem em sua casa, a loja não poderia atender seus clientes.

Fechamento de lojas na região fez com que movimento apresentasse queda (Maick Hannde/Bhaz)

“Estamos há uma semana sem fornecimento de gás. Fomos informados que o caminhão passará por aqui hoje. Nossa sorte é que temos quatro botijões de reserva, pois, em média, gastamos cinco por semana. Caso o caminhão não passe, conseguiremos nos manter somente até terça-feira (5)”, disse.

Sobre uma possível falta de alimentos, Tarcia contou que o fato deles comprarem produtos que atendem de 15 a 20 dias eles não fecharam as portas como outros estabelecimentos. “Ficamos em falta somente do tomate, pois nossos fornecedores não conseguiram”. O fato de muitas lojas da região não funcionarem fez com que o movimento apresentasse uma queda.

O Bhaz entrou em contato com a Pacto Administradora para saber como está o abastecimento dos cilindros de gás nos condomínios, porém até o fechamento desta matéria, não havia recebido o retorno da empresa.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!