Fábrica na Grande BH retoma produção nacional de insulina após 20 anos de importação

brasil retoma produção insulina
Fábrica de insulina foi inaugurada nesta sexta-feira (26), em Nova Lima

A partir desta sexta-feira (26), o Brasil volta a produzir insulina em território nacional, com a inauguração da fábrica de insulina da empresa Biomm, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Agora, o país retoma a produção desse hormônio, usado no tratamento da diabetes mellitus tipo 1 e 2, após 20 anos dependendo de importações para suprir a demanda interna.

O Brasil é um dos países com maior incidência de diabetes no mundo, com 15,7 milhões de pacientes adultos, segundo dados do Atlas da Federação Internacional de Diabetes divulgados pelo governo. Durante a inauguração, nessa sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância da nova fábrica para o acesso da população à insulina. De acordo com Lula, a produção nacional de insulina garante qualidade de vida a pessoas como a neta dele, Analua, de sete anos, que vive com diabetes mellitus tipo 1.

O investimento da empresa biofarmacêutica na construção da nova estrutura foi de R$ 800 milhões. A fábrica terá capacidade para 20 milhões de unidades de refis de insulina glargina (de ação prolongada) por ano – e, na sequência, de canetas de insulina. Além disso, poderá fabricar 20 milhões de frascos de outros biomedicamentos, como a insulina humana recombinante. A estimativa é de que a unidade gere 300 empregos diretos e 1,2 mil indiretos.

Diabetes

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!