Calorão! Carnaval em BH será marcado por dias quentes e ‘chuvas de verão’; confira a previsão

carnaval calor
Mesmo sem a tradicional folia, o Sol deve colaborar com quem quer curtir a folga (FOTO ILUSTRATIVA: Henrique Coelho/BHAZ)

O período que seria de feriado de Carnaval em BH já está aí e, mesmo sem folia, muita gente quer saber: como fica o clima em Belo Horizonte? Continua chovendo? Vai ter tempo feio? Bem, ao contrário do que muitos esperam, os quatro dias de folia vão ser quentes na capital mineira e o belo-horizontino vai precisar carregar uma garrafinha de água por onde quer que vá.

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), BH deverá enfrentar ondas de calor, além de umidade relativa do ar baixa durante todos os dias do Carnaval. A expectativa para este sábado (26), por exemplo, é de temperatura mínima de 17ºC e máxima de 30ºC.

“O Carnaval deve ser bem quente em Belo Horizonte. No domingo (27), a temperatura varia de 16ºC a 31ºC. Já na segunda-feira (28), a mínima é de 16ºC e a máxima permanece”, pontua o especialista.

No início de março, o clima continua ameno. Na próxima terça (1º), a temperatura fica entre 16ºC e 32º e, na Quarta-feira de Cinzas (2), as mínimas devem ser de 17ºC e as máximas não devem passar dos 31ºC. Em todos os dias do que seria o feriado de folia na capital, a umidade relativa do ar varia entre 35% e 50%.

Chuva de verão

De acordo com Claudemir, BH também deve ter pancadas de “chuvas de verão” no período da tarde, mas de forma isolada e com baixa incidência. Apesar do calor forte e tempo aberto, o belo-horizontino deve se preparar também para ventos intensos.

Por meio das redes sociais, o Inmet alerta também sobre tempestades e possível queda de granizo no estado de Minas Gerais, além do Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. Outros pontos de atenção são o sudoeste do Mato Grosso e a faixa nordeste do Paraná, no sul do país.

A pluviosidade nas regiões gira em torno de 20 e 30mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos – entre 40 e 60 km/h – e possibilidade de queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, bem como estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos, alerta o instituto.

Reforce os cuidados

O Instituto Nacional de Meteorologia orienta os cidadãos quanto ao clima durante as próximas horas. Confira abaixo as principais recomendações para manter a segurança durante o período:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!