Carnaval 2024: projetos disputarão patrocínio de até R$ 5 milhões

carnaval bh praça sete
A preparação do Carnaval de BH, em 2024, está a todo vapor e terá muitas novidades (Paulo Santos/BHAZ)

Os preparativos para o carnaval de 2024 estão a todo vapor. Com a presença de representantes de blocos e ao som de Briga de Galo, foi divulgado que a partir desta sexta-feira (27), projetos artísticos com temas carnavalescos podem se inscrever na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC). Além disso, os trabalhos podem concorrer ao patrocínio da Cemig, fazendo o cadastro no edital “Carnaval da Liberdade”.

Ao todo, serão destinados R$ 5 milhões para as iniciativas selecionadas que vão desenvolver atividades em várias regiões do estado mineiro. Os projetos escolhidos vão fazer parte de um conjunto de atrações apoiadas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Cristina Kumaira, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da estatal, falou sobre a importância de fomentar o carnaval 2024. “Essa é uma festa popular e muito cara para nós, não só para Belo Horizonte, mas para todo o estado. Minas Gerais começa a se consolidar como uma opção muito atraente para todos os foliões em 2024”, explica.

Para participar, os interessados podem ser pessoa física ou jurídica, seja com ou sem fins lucrativos. É obrigatório que tenha projetos com temas envolvendo o carnaval devidamente inscritos na LEIC, além de estarem aptos a receber o aporte em 2024.

O secretário estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, conta que qualquer atividade que esteja ligada ao carnaval pode se inscrever para receber o incentivo e concorrer ao patrocínio.

“Os grupos caricatos, as marchinhas que estão no interior, os blocos de rua de Belo Horizonte, escolas de samba e até projetos que são de gastronomia, que também está integrada nessa grande festa da criatividade e da geração de emprego e renda no estado inteiro”, detalhou.

Leônidas também explicou sobre a importância do desenvolvimento da folia, que tem sido registrado a cada ano que passa.

“O carnaval cresceu. Nós passamos de dois milhões e meio para cinco milhões de foliões. Nós estamos, juntos, fazendo um esforço para apoiar ainda mais o carnaval de Belo Horizonte, sobretudo posicioná-lo no marketing de todo o Brasil, atraindo turistas para o carnaval de BH, para o carnaval de Minas Gerais”, completou.

As inscrições, tanto para a LEIC quanto para o patrocínio da Cemig, são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de novembro na internet.

Novidades para o Carnaval 2024

O secretário Leônidas também fez questão de destacar a importância dos representantes dos blocos sinalizarem o estado sobre como melhorar.

“O Governo de Minas vai disponibilizar um espaço para ensaios, que é o Centro de reciclagem de resíduos sólidos, que fica na Andradas. Ele vai estar disponível nos próximos dias. Agora, as escolas de samba, os blocos vão se organizar e vão fazer uma agenda de calendário para esses treinos”, detalhou.

O presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro, também esteve presente para falar sobre a preparação para a folia na capital mineira. Questionado pelo portal BHAZ sobre a abertura para a inscrição dos ambulantes, Gilberto disse que isso está próximo de acontecer.

“A gente vai abrir o cadastro para os ambulantes em breve. A gente acredita que em Dezembro o cadastro já estará aberto. Lembrando da importância que o carnaval, mais uma vez, tem para a geração de emprego e renda, e os ambulantes fazem parte desta parcela. Esse ano a gente teve mais de 16 mil ambulantes cadastros e a gente espera ter para o ano que vem uma quantidade aproximada”, explicou.

Carnaval da Liberdade

É importante destacar que os projetos que pretendem concorrer precisam apresentar autorização para captação ao projeto, o Certificado de Aprovação (C.A), no momento da habilitação.

A Cemig vai decidir os vencedores e como os valores serão distribuídos. A comissão julgadora vai fazer a análise técnica até o dia 15 de dezembro. A previsão é de que três dias depois do fim do prazo o resultado preliminar seja divulgado. Já o resultado definitivo dos projetos deve ser publicado no dia 8 de janeiro.

Edição: Lucas Negrisoli
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!