Os ambulantes que se cadastraram para o Carnaval BH 2023 poderão retirar as credenciais entre os dias 1º e 4 de fevereiro. A retirada ocorrerá na Secretaria Municipal de Educação, no bairro Santo Antônio, entre as 8h e 17h.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o número de registros de ambulantes cresceu, aproximadamente, 10% em relação à edição de 2020. Neste ano, 16.117 pessoas buscaram a oportunidade de trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte, enquanto três anos atrás o número era de 14.694.
Como tirar a credencial de ambulante?
Para retirar a autorização, o vendedor deve apresentar documento moriginal com foto. O atendimento será por ordem de chegada, nos dias indicados. As credenciais estarão separadas por ordem alfabética, conforme o nome social do cadastro.
Se o ambulante não conseguir comparecer nas datas e local indicado, pode pedir que outra pessoa busque a credencial.
Para isso, o representante deverá levar uma procuração original acompanhada do documento de identidade original com foto. Além disso, cópia simples do documento do credenciado com o original.
O endereço para retirar a credencial de ambulante no Carnaval é rua Carangola, 288, bairro Santo Antônio, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Orientações para o Carnaval BH 2023
De acordo com a PBH, a credencial é pessoal e intransferível. Ela dá ao ambulante o direito de comercializar bebidas e adereços carnavalescos entre os dias 4 e 26 de fevereiro nos desfiles dos blocos de rua.
Além da credencial, os vendedores receberão um material que orienta sobre as regras de comercialização durante o Carnaval.
Dessa forma, também constam dicas de segurança, campanhas educativas como “Carnaval é na lata”, proibição do trabalho infantil, instruções sobre descarte de lixo, entre outras recomendações.
Vale lembrar que os ambulantes estão proibidos de vender alimentos, bebidas em garrafas de vidro e fracionadas. A prefeitura também proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Durante todo o período de trabalho, eles devem usar a credencial em local visível e portar documento de identificação com foto. Caso descumpram as regras, os trabalhadores podem perder o direito à venda.
“Queremos oferecer uma festa inesquecível para os nossos foliões e os vendedores ambulantes são parte importantíssima desse plano. É com muita empolgação que recebemos a notícia do aumento no número de cadastros. Importante salientar o olhar atencioso que o prefeito Fuad Noman tem na geração de emprego e renda para a nossa cidade”, diz Gilberto Castro, presidente da Belotur.
Expectativas dos ambulantes
O investimento médio dos ambulantes na compra de mercadorias será de R$ 1.800, segundo a prefeitura. Eles esperam faturar R$ 4.500 com as vendas enquanto durar a folia. Cerca de 27% dos trabalhadores buscaram o registro pela primeira vez no Carnaval BH 2023.
Vale comentar também sobre a média de idade dos inscritos, que é de 42 anos: 41% deles têm entre 30 e 45 anos. Assim, entre os cadastrados, 45,7% se identificam como do gênero masculino, 41,2% como feminino e 13,1% não responderam.
Com PBH