Carnaval de BH é destaque no jornal britânico BBC: ‘Cultura boêmia e clima descontraído’

finlândia brasil
Brasil subiu cinco posições desde o ano passado (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

Que o Carnaval de Belo Horizonte já é um dos mais populares do Brasil não é nenhuma novidade. Agora, a festa belo-horizontina está se tornando famosa internacionalmente. Em reportagem publicada nesta sexta-feira (9), o jornal britânico BBC descreve a folia de BH como o “novo destino de Carnaval do Brasil”.

“A cidade em si é conhecida por sua cultura boêmia e clima descontraído, mas o Carnaval é levado muito a sério aqui – blocos, ou bandas de rua, começam às 05h00 e continuam até o início da noite. Este ano, o número de blocos realizados ultrapassará o do Rio, e espera-se que seu Carnaval injete R$ 1 bilhão na economia local”, diz a reportagem.

A reportagem também mencionou o fato de o Governo de Minas ter investido em campanhas publicitárias em outros estados para promover o Carnaval de BH.

“Num movimento provavelmente calculado para enfurecer os moradores do Rio e garantir que o anúncio se tornasse viral, o cartaz foi até colado em outdoors no metrô do Rio”, destaca a BBC.

Capital dos botecos e do Xeque Mate

A cultura boêmia de Belo Horizonte também foi mencionada pela BBC como uma possível explicação para o sucesso do Carnaval da cidade.

“Em Belo Horizonte, capital de um estado agrícola conhecido pela boa comida e bebida, os botecos não são apenas abundantes, mas também muito bem avaliados”, reforça a reportagem.

“A cultura do boteco de Belo Horizonte é representada no Carnaval pelos diversos drinks criados na cidade e associados aos blocos. O mais famoso deles é o Xeque Mate – combinação de cachaça, mate, guaraná e limão – que já ganhou fama em todo o Brasil”, diz outro trecho.

A BBC também avalia Belo Horizonte como mais barata e mais segura que outros destinos tradicionais de Carnaval, como Salvador e Rio de Janeiro.

“Em comparação com os já consagrados carnavais do Rio e de Salvador, chegar e ficar em Belo Horizonte ainda é relativamente acessível. E apesar de ser uma cidade com cerca de três milhões de habitantes, Belo Horizonte mantém uma vibração de cidade pequena”.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!