Mesmo após multas, motoristas voltam a fazer carreata contra medidas de isolamento em BH

BH tem mais uma carreata contra medidas de isolamento social
Uma das demandas do protesto é o fim do Decreto Municipal que restringe a circulação e o funcionamento do comércio (@TallesLopes/Twitter/Reprodução + Julio Hübner BH/Facebook/Reprodução)

Manifestantes promoveram outra carreata em Belo Horizonte contra as medidas de isolamento social, neste sábado (28). As demandas do protesto incluem o pedido de retorno ao funcionamento normal do comércio e fim do decreto municipal que restringe a circulação.

Os carros se concentraram na Praça do Papa, a partir de 10h da manhã. Em seguida, a manifestação seguiu pelo centro da cidade e terminou na porta da casa do prefeito Alexandre Kalil, na praça Marília Dirceu. Nas redes sociais, já circula uma convocação para mais uma carreata.

O decreto 17.304, assinado por Kalil, de 18 de março, proíbe “realização de atividades com potencial de aglomeração de pessoas”. Incluindo estabelecimentos comerciais, como shopping centers, academias, bares e restaurantes.

Atuação da prefeitura

A Guarda Municipal multou, nessa sexta-feira (27), 50 veículos que participaram de carreata semelhante em frente à PBH, na avenida Afonso Pena, “por estar em desacordo com a legislação”. “A Prefeitura esclarece ainda que o mesmo procedimento será adotado em movimentos que descumprirem a legislação”, acrescentou por meio de nota.

No entanto, para esse sábado, não houve nenhuma ocorrência registrada. Ao BHAZ, a PBH explica que a atuação da Guarda baseia-se somente no Código de Trânsito Brasileiro. “Durante a manifestação deste sábado, dia 28, não foram constatadas infrações ao CTB. Portanto, não foram aplicadas multas”, informa por meio de nota.

Campanha ‘Brasil não pode parar’ x Recomendações da OMS

A convocação de carreatas pelo fim das medidas de quarentena estão acontecendo em diversas cidades do país. Em todos os lugares, manifestantes argumentam que os danos à economia são maiores do que o risco do coronavírus.

+ PBH multa pessoas que fizeram carreata contra isolamento e manifestantes pedem ajuda com vaquinha

No entanto, a OMS ainda afirma que o isolamento social para todos é a melhor medida a ser tomada para prevenir o aumento no número de casos do coronavírus e a sobrecarga do sistema de saúde.

Alguns opositores a essa medida sugerem o isolamento vertical que deixa em quarentena somente os grupos de risco. No entanto, essa forma de prevenção só é recomendada se o país conseguir garantir boas condições para a separação dos grupos de risco, além de uma testagem em massa na população.

‘Evitem sair dos veículos’

Nas redes sociais, as carreatas sofreram duras críticas. Algumas pessoas apontaram a contradição daqueles que pedem a volta à normalidade, apesar da pandemia, mas realizam protesto sem saírem dos veículos. “Por que carreata, gente? Sai do carro, deem abraço, espirrem um na cara do outro, façam passeata. Não tem vírus, é só histeria mundial”, ironizou uma usuária do Twitter.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!