CBTU aciona Justiça para tentar contornar nova greve do metrô em Belo Horizonte

greve metrô em bh
Companhia informou que está a par da situação e já toma as medidas judiciais cabíveis (Amanda Dias/BHAZ)

A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) afirmou que tomará medidas administrativas e judiciais para garantir a continuidade dos serviços do metrô em BH, nesta quinta-feira (17). A resposta ocorre após o Sindimetro-MG (Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais) anunciar uma nova greve da categoria, com início na segunda-feira que vem (21).

Segundo nota enviada ao BHAZ (leia abaixo na íntegra), a companhia responsável pela circulação do metrô na capital mineira já está ciente das intenções de paralisação do meio de transporte. A decisão do Sindimetro-MG foi tomada em assembleia que reuniu os trabalhadores do metrô na Estação Central, às 18h de ontem.

“A CBTU já se antecipou à tomada das medidas administrativas e judicias cabíveis na tentativa de garantir a continuidade e qualidade na prestação dos serviços públicos de transporte de passageiros sobre trilhos na cidade”, diz um trecho do comunicado.

CBTU reconhece motivações do Sindimetro-MG

Além disso, a empresa reconhece os anseios da categoria metroviária. Depois de uma reunião decisiva com representantes do governo federal nessa terça-feira (15), os trabalhadores consideraram estarem sendo impedidos de participar no processo de privatização da CBTU.

“Eles reforçaram que a modelagem da privatização está pronta. Depois de 12 meses, todos os trabalhadores estarão sujeitos à demissão. A gente sabe que, assim que uma nova organização assumir, vai reduzir os salários e demitir o pessoal, o que é muito preocupante”, observa Robson Gonçalves, diretor jurídico do Sindimetro-MG.

Por meio das redes sociais, o presidente do sindicato, Romeu Machado, também se pronunciou sobre o “descaso” da CBTU. “Nós vínhamos tentando, desde o início dessa movimentação de privatização, obter essa resposta. E, graças à intervenção do tribunal, essa reunião saiu hoje. Então, o nosso voto de confiança não era nos representantes do governo. Até porque não tem nenhum bobo do lado de cá achando que esse desgoverno iria fazer alguma coisa em relação a beneficiar ou atender às reivindicações dos trabalhadores”, pontuou.

Nota da CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos teve conhecimento, por meio das redes sociais, sobre a deflagração de greve do Metrô de Belo Horizonte, a partir de 0h do dia 21 de março, decisão tomada em assembleia da categoria ontem (16 de março). A CBTU já se antecipou à tomada das medidas administrativas e judicias cabíveis na tentativa de garantir a continuidade e qualidade na prestação dos serviços públicos de transporte de passageiros sobre trilhos na cidade.

O horário em escala mínima estipulado pelos metroviários durante a greve é de 10h às 17h, com 100% dos trens operando no intervalo mencionado.

O sindicato, após reunião com representantes do Governo Federal em 15 de março, considerou que a categoria metroviária está sendo impedida de participar no processo de privatização da empresa, sem abertura para o diálogo ou informações acerca do destino dos mais de 1.500 empregados que atuam no sistema atualmente.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!