Ceia em BH está menos salgada neste ano: produto até 40% mais barato

ceia de natal bh
Produtos estão mais baratos que em 2015 e sofrem grande variação de preço em diferentes estabelecimentos (Divulgação/EBC)

A crise econômica pela qual o Brasil passa vem deixando a conta cada vez mais apertada para o trabalhador. Essa dificuldade também já chegou na indústria e no comércio: um estudo realizado pelo site Mercado Mineiro entre 28 de novembro e 2 de dezembro apontou que os produtos típicos da ceia de Natal podem ser encontrados com valor até 40% menor quando comparado ao mesmo período de 2015. Foram consultados os principais supermercados e o Mercado Central de Belo Horizonte.

Foram analisados 20 estabelecimentos e 75 produtos, como frutas, doces, carnes e bebidas. Destaca-se algumas mercadorias, como o pêssego, que teve queda de 39,15% no seu preço médio, o panetone Aymoré, que sofreu uma queda de 5,75% e carnes como o lombo (24%), o peru (8,3%) e o pernil (6,81%).

Por outro lado, a pesquisa mostrou que o preço de bebidas como vinhos e espumantes subiu quando comparado ao mesmo período do ano passado. O champanhe Salton Brut, por exemplo, sofreu um aumento de 37%; o preço do espumante Cidra Cereser subiu 83,29%; e o do vinho chileno Gato Negro, 25%.

O estudo também aponta a necessidade de que o consumidor faça pesquisas antes da compra. A estatística revelou que um mesmo produto pode sofrer variação de até 133%, como é o caso do bacaulhau Saithe, que varia de R$29,90/kg a R$69,80/kg dependendo do estabelecimento. A Cidra Cereser, por exemplo, sofre variação de 55% e o Panetone Nestlé de 32%.

O estudo continuará sendo realizado até o Réveillon, quando os preços tendem a cair. Você pode conferir a pesquisa completa no site do Mercado Mineiro.

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!