BH pode ter novas cervejarias artesanais; projeto de lei segue para sanção do prefeito

Belo Horizonte está prestes a fomentar o surgimento de novas cervejarias artesanais. A aprovação de um projeto de lei (PL) em segundo turno na Câmara Municipal pretende estimular a produção da bebida na cidade, considerada a que mais consome o produto em toda Minas Gerais.

Na justificativa do projeto de lei, o vereador Léo Burguês (PSL) destaca que, apesar da crise enfrentada pelo Brasil, a produção artesanal da bebida apresentou crescimento superior a 14% ao ano.

A mudança proposta é de que espaços com até 720 metros sejam considerados cervejarias. “Antigamente tinha-se a impressão de que toda cervejaria era uma grande indústria, simplesmente pelo fato das micro e nano cervejarias não existiram em nosso país. Nossa cidade hoje tem milhares de cervejeiros que produzem a bebida em casa e essas pessoas são potenciais empreendedores”, destaca o vereador na justificativa do PL.

Em conversa com o Bhaz, Cristiano Lamego, superintendente do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas), destacou que a nova lei fará com que BH seja referência de turismo cervejeiro, além de gerar renda, emprego e impostos para a cidade. “Temos conhecimentos de vários empresários que aguardam a aprovação da lei para trazer seus investimentos para a capital mineira. Além disto, será possível que os bares da cidade possam produzir sua própria bebida aumentando a oferta de cerveja artesanal num mercado cada vez mais exigente em qualidade”, disse.

Ao encontro do pensamento de Cristiano, Gustavo Alves, conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), enfatiza o estímulo que os micros e nanos cervejeiros receberão a partir da lei. “Com a legislação atual esses empreendedores estão restritos a exercerem sua atividade sem fins comerciais. Com a aprovação, além de continuarem produzindo, eles poderão comercializar com seus clientes”, ponderou.

Minas Gerais é o segundo maior estado em volume de produção e em número de microcervejarias (61) no Brasil. Mensalmente, o estado produz cerca de 1,5 milhão de litros de cervejas artesanais. Para este ano, a estimativa é de que tenha um crescimento de 14%.

O PL segue para aprovação ou rejeição do prefeito Alexandre Kalil.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!