BH deve ter chuva intensa e ventos de 50 km/h nesta quarta

Moisés Santos/BHAZ

A defesa civil publicou alerta de fortes chuvas, com trovoadas e rajadas de vento de cerca de 50 km/h nesta quarta-feira (20), em Belo Horizonte. O órgão também chama a atenção para o alto volume de água que deve cair até o fim do dia.

O meteorologista Ruibran dos Reis explicou ao BHAZ que, há mais de uma semana, uma frente fria atua sobre Minas Gerais e que ela é a causadora das chuvas que tendem a continuar.

“Ainda tem muita água pra cair até o fim do mês, pois uma nova frente fria chegará trazendo mais chuvas. A expectativa é de que, até a primeira semana de dezembro, tenhamos precipitações em Minas”, disse.

Em Belo Horizonte, as pancadas tendem a ocorrer no período da tarde e da noite. Para hoje, o volume estimado pode chegar a 50 mm (milímetros). “Temporal não está previsto, mas o volume de chuva será significativo ficando em torno de 40 a 50 mm. Para ter ideia, uma chuva moderada tem 20 mm”.

Alerta

Entre os cuidados que as pessoas devem tomar durante o período de chuvas, a Defesa Civil alerta para que evitem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos e próximas a córregos e ribeirões.

Com a continuidade das chuvas o meteorologista Ruibran dos Reis destacou para problemas decorrentes do solo. “O solo estando muito molhado o risco de deslizamento aumenta. Por isso as pessoas que moram em área de risco precisam ficar atentas e, caso algo aconteça, precisam entrar em contato com os órgãos municipais”.

Recomendações para o período chuvoso

Durantes as chuvas, a Defesa Civil pede para que as pessoas estejam bem atentas. Veja algumas recomendações:⠀

  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!