Chuva ‘extremamente forte’ assusta moradores de BH e já provoca riscos

Reprodução/Twitter + Divulgação/Defesa Civil de BH

Mesmo com os alertas da Defesa Civil, a chuva forte que atinge algumas regiões de Belo Horizonte na noite desta terça-feira (28) pegou muita gente de surpresa. Pelas redes sociais, os moradores da capital se mostraram assustados com a tempestade. “Gente, que chuva é essa em BH? Tô com medo”, escreveu um usuário.

Mais cedo, a Coordenadoria de Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu comunicado a respeito de chuvas para a capital. O órgão já havia alertado de que a cidade tinha risco alto de receber pancadas de forte intensidade ao longo da noite. O comunicado foi emitido às 19h53 e é válido até às 21h53.

Até o momento, chove “extremamente forte” nas regionais do Barreiro, Oeste e Centro-Sul. A Defesa Civil acionou o protocolo de interditar ruas com possibilidade de alagamento.

Há também o risco de transbordamento do ribeirão Arrudas e córrego Ferrugem, na região da avenida Tereza Cristina, um dos locais mais castigados pelas chuvas nos últimos dias.

As fortes chuvas que atingiram a capital ao longo dos últimos dias deixaram mortos e provocaram prejuízos. A situação faz com que muitos moradores desejem uma trégua. Apesar disso, especialistas ouvidos pelo BHAZ explicaram, também nesta terça, que os primeiros 15 dias de fevereiro podem ser ainda piores em relação às chuvas.

Chuva em Minas

O número de mortes causadas pela chuva em Minas Gerais saltou de 50 para 52, segundo dados divulgados pela Defesa Civil Estadual na tarde desta terça-feira (28). A principal causa de morte em Minas foram os soterramentos, desabamentos e desmoronamentos, que fizeram ao todo 42 vítimas. Outras duas morreram afogadas e oito arrastadas pelas águas.

As chuvas afetaram cerca de 33,4 mil pessoas no Estado. Dentre elas, 28,8 mil desalojados, 4,3 mil desabrigados, 65 feridos e os 52 mortos. Uma pessoa segue desaparecida na cidade de Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas.

Ao todo, 101 cidades seguem em situação de emergência por conta das tempestades.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!