Com alta na demanda, PBH abre centros de saúde pediátricos e reforça atendimento em UPAs no fim de semana

secretaria municipal de saúde bh
Secretaria de Saúde reforça a importância da máscara e das medidas de prevenção ao novo coronavírus (Nicole Vasques/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou, nesta sexta-feira (10), a abertura de cinco centros de saúde temporários para atendimento pediátrico na capital. Outras três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) ainda terão atendimento focado nesse público neste fim de semana. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa da SMSA (Secretaria Municipal de Saúde).

A secretária municipal de Saúde de BH, Cláudia Navarro, confirmou que a demanda nas unidades de saúde da capital aumentou muito nos últimos dias, principalmente entre crianças. “Estamos tendo um aumento muito importante da doença respiratória e da Covid-19, mas são casos mais leves e que não estão impactando internações e falta de leitos nesse momento”, explicou.

Ainda segundo ela, de abril para maio, a busca por consulta pediátricas nos centros de saúde aumentou em 54% e, nas UPAs, 18% no mesmo período. Por isso, a pasta mobilizou a rede de saúde de BH para focar no atendimento às crianças.

Atendimento exclusivo

A partir de 19h de hoje, as UPAs Barreiro, Oeste e Norte funcionarão exclusivamente para atendimento pediátrico, até as 19h do domingo (12).

A PBH também abrirá cinco centros de saúde temporários em cada regional de BH, com o mesmo foco, que funcionarão aos sábados nos seguintes bairros: Carlos Chagas, São Geraldo, Rio Branco, São Paulo e São Francisco (veja os endereços abaixo). As unidades funcionarão das 7 às 19h e, se necessário, também abrirão aos domingos e feriados.

De acordo com portaria publicada hoje no DOM (Diário Oficial do Município), esses centros funcionarão temporariamente pelo período de até 3 meses, sendo implantados gradativamente a partir de amanhã (11), “podendo ser prorrogado em virtude de cenário epidemiológico que justifique o funcionamento ampliado”.

A secretária adjunta municipal de Saúde, Taciana Malheiros, informou que a SMSA vai monitorar os reflexos das medidas e, caso necessário, vai ampliar o atendimento focado na pediatria nas UPAs para os próximos fins de semana.

A responsável ainda reforça o pedido para que a população da capital use máscara e se vacine contra a Covid-19, mas, segundo as secretárias, não há previsão para a retomada da obrigatoriedade do uso do equipamento em locais fechados.

Por fim, a secretária Cláudia Navarro anunciou que 93 médicos concursados já foram nomeados na capital mineira. O prefeito Fuad Noman (PSD) deve assinar, hoje, a nomeação de aproximadamente 150 novos profissionais. Os pediatras que atuarem nos centros de saúde, aos sábados, receberão pelos plantões e horas extras.

Centros temporários

  • Regional Leste – Centro de Saúde São Geraldo – Avenida Itaituba, 318 – São Geraldo;
  • Regional Centro-Sul – Centro de Saúde Carlos Chagas – Avenida Francisco Sales, 1.715 – Santa Efigênia;
  • Regional Pampulha – Centro de Saúde São Francisco – Rua Viana do Castelo, 485 – São Francisco;
  • Regional Venda Nova – Centro de Saúde Rio Branco- R. Crisanto Muniz, 120 – Rio Branco
  • Regional Nordeste – Centro de Saúde São Paulo – R. Aiuruoca, 455 – Bairro São Paulo
Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!