Comerciantes de BH enfrentam prejuízos e falta de produtos

Comerciantes do Mercado Central têm problemas para repor estoques

A greve dos caminhoneiros já entra no seu oitavo dia e seus reflexos disso estão cada vez mais presentes no dia-a-dia do consumidor. Alimentos comuns, como frutas, legumes, verduras e carnes, são exemplos de itens em falta nos mercados, sacolão e açougues.

Nos corredores do Mercado Central de Belo Horizonte, ponto de compras de centenas de consumidores, o reflexo é visível. Se, por um lado, as bancadas de alimentos estão se esvaziando por falta de mercadorias; por outro,  a incerteza do abastecimento de gasolina e diesel para o transporte público faz o local, tipicamente cheio, lidar com a falta de público nos últimos dias.

Desde terça-feira da semana passada, Antônio Procópio Filho está com dificuldade para repor seus estoques (Fotos: Maick Hannder/Bhaz)

Reposição de estoques é problema

Antônio Procópio Filho, proprietário de uma banca de frutas, conta que, até na segunda-feira passada (21), o fornecimento dos produtos que vende estava normal. Porém, a partir desse dia, não está entrando mercadoria. “Hoje por exemplo nós fomos lá e não conseguimos comprar mercadoria com a qualidade que gostaríamos de trabalhar. Banana eu não encontrei, abacaxi eu não encontrei. Então, tá difícil”. Ainda segundo o comerciante, o preço aumentou por conta da falta de oferta e da alta demanda. “Cerca de 20% a 30% de aumento no preço e uma queda de 40%  na procura aqui no comércio, mais ou menos”, finaliza.

Maria Sueli Pires afirma que preços passaram a aumentar muito após a greve dos caminhoneiros, que ela apoia

Susto com os preços em alta

Já a consumidora Maria Sueli Pires, atendente, conta que a partir desta segunda (28), começou a sentir a falta de algumas frutas e legumes. “Estou assustada com os preços. A diferença está sendo muito grande”.  E mesmo diante dos conflitos, a atendente é a favor da greve, apesar de, segundo ela, a manifestação já estar se alongando demais.

Gabriela Fernandes afirma que só não ficou com o estoque de produtos zerado por tem produção própria

Produção própria ajudar a manter estoque

No setor de verduras, Gabriela Fernandes explica que, desde quarta-feira (23), encontra dificuldades para receber verduras como acelga, brócolis, salsão e alho poró, entre outros produtos. E, quando chega, o preço, segundo ela, é sempre bem mais alto que o normal. Mas, ainda segundo a comerciante, o que tem salvado seu comércio é a produção própria. “Nos temos produção própria e trazemos de carro”, diz ela.

Celso Miranda afirma que o último dia em que recebeu carnes foi na sexta-feira passada (25)

Açougues também operam com estoque crítico

Outro setor crítico é o das carnes. O açougueiro Celso Miranda explica que a última vez que o estabelecimento recebeu carnes foi na sexta-feira (25). Hoje, segundo, ele já há problemas no fornecimento, principalmente os produtos de origem suína. “O frango também está zerando; o porco está no final, boi também. A gente está esperando o novo abastecimento. O que temos já teria acabado se o movimento no mercado estivesse normal”, explicou Celso.

João Batista afirma que para driblar a falta de produtos está usando a criatividade, priorizando produtos mais baratos

O jeito é usar a criatividade

A falta de produtos está levando o advogado João Batista a usar a criatividade para substituir carnes, verduras e frutas na alimentação diária. “Procurei cenoura e não tem, são vários produtos. Carne eu não consegui comprar a de porco, costelinha não tinha. Agora, é o que estiver mais barato. Agora, é se adaptar”.

 

Danielle Quênia, gerente de uma farmácia, afirma que no sábado, alguns funcionários foram dispensados por conta do baixo movimeto

Centro da Cidade tem queda no movimento

Com a decretação do ponto facultativo pelo estado e pelo município, além da falta de transporte, ocorreu um esvaziamento da região Central de BH, que, em dias normais, é muito movimentada. No último domingo, até mesmo lanchonetes, que sempre ficam abertas aos domingos, estavam fechadas ou funcionando com equipe reduzida. Danielle Quênia Romano, funcionária de uma farmácia na Praça Sete, conta que desde que começou a greve, o movimento por lá caiu bastante. “No sábado, foram até dispensados alguns funcionários devido ao baixo fluxo de pessoas”.

 

Por causa do baixo movimento, Vânia optou por fechar a lanchonete no domingo,

No domingo, a lanchonete de Vânia não funcionou

Uma lanchonete bastante movimentada, também na Praça Sete, também vem enfrentando grandes prejuízos. Vânia Martins, gerente do estabelecimento, explica que o movimento caiu muito. “Em horário de pico, a loja esta vazia. Ontem [domingo], nós tivemos que fechar, mesmo sendo um dia bom de movimento. Tá muito fraco esses dias, pois a demanda caiu muito”.

Eliza Dinah

Jornalista e redatora do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!