Após reunião com Kalil, comerciantes de BH entram em acordo e decidem abrir as portas no Carnaval

procon bh
CCT prevê uma série de concessões para lojistas que desejam abrir o comércio no feriado (Moisés Teodoro/BHAZ)

Entidades do comércio de Belo Horizonte se reuniram na tarde de hoje (31) com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), para decidir o funcionamento do setor durante o Carnaval. O objetivo do encontro era um consenso em relação ao feriado, previsto para os dias 28 de fevereiro e 1º de março. Na última semana, Kalil havia pedido para que os comerciantes funcionassem normalmente na data, a fim de evitar aglomerações nas ruas (veja abaixo).

A reunião contou com a participação de do Sindilojas (Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte) e do SECBHRM (Sindicato dos Comerciários de BH e Região Metropolitana). Ficou decidido que os comerciantes vão trabalhar com o expediente normal na terça de Carnaval e na quarta-feira de cinzas.

Os funcionários que trabalharem poderão negociar uma folga em data posterior, dentro do prazo de dois meses. Já na segunda-feira e no domingo antes do feriado, o comércio ficará fechado.

Sindicatos vão formalizar a decisão

Durante entrevista coletiva concedida após a reunião, o presidente do SECBHRM, João Pedro Periard, disse que uma assembleia será realizada entre os membros do sindicato para a aprovação da decisão.

“Não fugimos das responsabilidades, vamos chamar assembleias pra que aprovem esse pleito, assembleia pode aprovar ou não. Para aprovar é coisa rápida, talvez semana que vem já esteja resolvido, nosso sentimento é que aprove”, disse.

Já o presidente do Sindilojas, Nadim Donato Filho, disse que vai agendar uma reunião com a diretoria para viabilizar o acordo. “Já pode considerar fato”, garantiu.

Decisão foi anunciada em entrevista coletiva concedida na tarde de hoje pelas entidades (Sofia Leão/BHAZ)

Kalil pede ‘cidade normal’

Na última quarta-feira (26), Alexandre Kalil (PSD) anunciou que a capital mineira não vai aderir ao feriado do Carnaval. Em entrevista coletiva, o chefe do Executivo municipal ainda fez um apelo aos comerciantes da cidade a fim de evitar aglomerações na data festiva, que costuma levar milhares de pessoas às ruas (veja aqui).

“BH não vai ter feriado no Carnaval. Abram as portas, queremos a cidade normal no Carnaval. É assunto que vai ser tratado separadamente a tempo, porque essa curva tem tempo, não é tão assustadora”, declarou.

Em relação aos eventos privados que já estão sendo anunciados para as datas, Kalil disse que ainda cabe à prefeitura analisar os alvarás de funcionamento. Ele lembra, ainda, que se forem realizadas, as festas precisarão exigir o comprovante de vacina e também o teste negativo da Covid-19 – determinação válida a partir de hoje (31).

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!