Confusão na entrada do vestibular da Uemg deixa três feridos em BH

vestibular uemg
A aplicação do vestibular da Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais) terminou em uma confusão generalizada nesse domingo (Reprodução/@academicglow/X)

A aplicação do vestibular da Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais) terminou em uma confusão generalizada nesse domingo (17). A prova foi realizada na universidade Fumec (Fundação Mineira de Educação e Cultura), no bairro Cruzeiro, região Centro Sul de Belo Horizonte.

A Polícia Militar foi acionada após um grupo de aproximadamente 50 pessoas forçarem a porta de entrada da universidade. Segundo a denúncia, vários candidatos que não conseguiram entrar a tempo teriam invadido o prédio da Fumec e promovido quebradeira. O fechamento dos portões estava previsto pata 13h30.

Aos chegarem no local, os militares encontraram várias pessoas do lado de fora. Algumas pessoas fugiram após a chegada da polícia.

O zelador da Fumec disse que por volta de 13h35 percebeu um tumulto no portão de entrada do prédio. Ele dirigiu-se até lá e disse que a funcionária segurava uma porta de vidro na tentativa de impedir a invasão do local.

“Os invasores estavam em grande número, e muito nervosos, golpeavam a porta e os dois funcionários se afastaram para resguardar suas vidas”, diz um trecho da ocorrência policial.

Funcionários ficam feridos

Em nota publicada nas redes sociais, a Uemg informou, por meio da MSConcursos, que “após o fechamento pontual dos portões às 13h30, como determinado no edital, um grupo de pessoas arrombou o portão principal da Fumec, em Belo Horizonte”.

“É importante ressaltar que essas pessoas não conseguiram ter acesso às salas de aplicação das provas e foram prontamente removidas do local após a intervenção da Polícia Militar”, disse a instituição.

Segundo a Uemg, três funcionários sofreram ferimentos leves enquanto tentavam conter a situação do portão. Todos eles receberam atendimento médico no próprio local.

“Devido à invasão, houve um atraso de 30 minutos na aplicação da prova em um dos blocos. Esse tempo será compensado e recomposto no horário final, conforme estabelecido no edital do vestibular”, finaliza a nota.

Candidatos atrasados foram impedidos de fazer a porta

Uma mulher ouvida pela polícia disse que estava inscrita no vestibular e, quando chegou no endereço, o portão já estava fechado. Ela então notou que algumas pessoas estavam forçando a abertura do porta.

Quando o portão foi arrombado, ela entrou no prédio para encontrar a sala onde a prova seria aplicada, mas notou que o prédio em questão estava fechado.

Outro candidato disse que chegou no local por volta de 13h29 e que os portões já estavam fechados. Ele disse que, depois da confusão, entrou na universidade para procurar sua sala e visualizou a porta do prédio B entreaberta.

Ao chegar no segundo andar, uma mulher da organização teria orientado os aplicadores a não deixarem ele entrar na sala.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!