Contagem também recua na flexibilização e libera apenas serviços essenciais

contagem recua
A prefeitura já havia decretado a reabertura de shoppings, mas a Justiça barrou a decisão (Fiscalização de Posturas de Contagem/Instagram/Reprodução)

Não foi só a Prefeitura de Belo Horizonte que decidiu recuar na flexibilização do comércio a partir de segunda-feira (29). Em Contagem, na região metropolitana, apenas os serviços essenciais continuarão funcionando na próxima semana.

A Prefeitura de Contagem informou que vai publicar, até o fim desta sexta-feira (26), um decreto municipal com as novas regras que passarão a vigorar na cidade. Assim como em BH, só deve ser permitido o funcionamento de supermercados, farmácias, padarias, entre outros.

“Será permitido apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais, conforme a Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo do Estado de Minas Gerais, de 22 de março de 2020”, diz a nota do Executivo municipal.

Aumento de casos

A medida foi tomada, segundo a própria prefeitura, após a cidade registrar “um crescimento considerável de casos da Covid-19 e de mortes causadas pela doença entre 1° e 25 de junho”. 

Segundo o boletim epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde), Contagem tem 871 casos confirmados e 37 mortes pelo novo coronavírus. As decisões referentes à flexibilização e ao recuo das medidas estão sendo tomadas pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 da cidade.

A flexibilização do isolamento social em Contagem estava avançando mais rápido do que o da capital mineira. A prefeitura chegou a decretar a reabertura de shoppings centers, centros comerciais e galerias. No dia 5 de junho, no entanto, a Justiça suspendeu o decreto assinado pelo prefeito de Contagem, Alex de Freitas (sem partido), e voltou a proibir a reabertura dos citados setores.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!