‘Como recomeçar?’: Moradores de Contagem relatam pânico e prejuízos de temporal na madrugada

chuva contagem março
Contagem registrou, na madrugada de hoje (20) uma precipitação de 99 mm de chuva (Arquivo Pessoal/Transcon)

Um temporal na madrugada desta quarta-feira (20), alagou ruas e casas em bairros de Contagem, na região metropolitana de BH. Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou 99 mm de volume de chuva em apenas duas horas. Imagens de várias partes da cidade mostram momentos de pânico durante as tempestades. Um capítulo que se repete a cada ano e sempre deixa prejuízos para moradores.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares atenderam 29 ocorrências durante a madrugada na cidade. Dessas, 21 por alagamentos e sete de pessoas que estavam ilhadas. Uma ainda envolve queda de árvores.

Imagens registradas por moradores mostram a rua Joaquim Camargos, no bairro Água Branca, próximo ao polo comercial do Eldorado, completamente alagada.

O portal BHAZ conversou com uma mulher que vive na região. Ela detalhou que a casa dela não foi invadida por água porque ela mora no segundo andar. Mas que outros vizinhos não tiveram a mesma sorte.

“Todo mundo foi muito atingido. Na casa do meu cunhado a água entrou e subiu a quase dois metros de altura. É a terceira vez que isso acontece nos últimos anos. Além disso, tudo na casa do meu sobrinho ficou destruído”, explica Silvânia Lemos, que trabalha como monitora da van escolar que o marido dirige.

A moradora afirma também que mesmo não tendo prejuízos na casa, o veículo dela ficou tomado por água e que isso vai impedir o casal de trabalhar hoje (20).

“O sentimento é impotência. Não podemos trabalhar porque entrou a água na van. Então como vai ser o recomeço? A tristeza é muito grande. É muito difícil”.

Já em Belo Horizonte, de acordo com a Defesa Civil da capital, em 4 horas, as regionais tiveram um acúmulo total de 209 mm, com a região Noroeste registrando a maior precipitação – 65 mm.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!