Em meio a surto de Coronavírus, faculdades de BH decidem não suspender atividades: ‘Dou duas semanas’

faculdades de bh não suspendem aulas
Instituições estão seguindo orientações dos Ministérios da Saúde e da Educação (Amanda Dias/BHAZ + Reprodução/Street view)

Com a pandemia de coronavírus que foi oficialmente decretada na última quarta-feira (11), medidas de precaução estão sendo tomadas em diversas esferas. No setor da educação, alguns reflexos já começam a ser observados. Nesta semana, um núcleo da USP (Universidade de São Paulo) suspendeu as aulas por um dia, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) suspendeu as atividades até o fim do mês e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) também anunciou alterações no cronograma.

Em Belo Horizonte, estudantes estão apreensivos e curiosos sobre a possibilidade de alterações no calendário acadêmico. No entanto, as principais faculdades da capital mineira informaram ao BHAZ que, por enquanto, não pretendem fazer nenhuma alteração no cronograma.

Seguindo recomendações

Até o momento, a resposta das faculdades públicas e particulares sediadas em Belo Horizonte é de que estão obedecendo as diretrizes recomendadas pelo Ministério da Saúde e que, como o órgão ainda não indicou a suspensão de aulas, as atividades serão mantidas até segunda ordem.

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) informou, em nota (confira na íntegra abaixo), que “orientações quanto aos cuidados individuais e coletivos estão sendo amplamente divulgadas em todas as unidades, mesmo que ainda não tenha sido confirmado nenhum caso de COVID-19 em Belo Horizonte ou Montes Claros, onde estão os campi da instituição”.

A universidade ainda disse que segue orientações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) quanto a viagens internacionais e intercâmbios e que cancelou a vinda de quatro professores da região de Wuhan, na China, onde a pandemia surgiu. Quanto à informação que vem sendo divulgada nas redes sociais, de que a reitora da faculdade haveria informado que as aulas estariam suspensas até o dia 3 de abril, a assessoria de comunicação da UFMG informou que o comunicado é falso e que as aulas serão mantidas normalmente até segunda ordem.

Já a PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) informou, também em nota (confira na íntegra abaixo) que criou um Comitê de Monitoramento do Coronavírus e definiu um plano de contingência para o enfrentamento da epidemia, sem a necessidade de suspender as aulas no momento. “Foi definida, no entanto, a suspensão de todos os eventos em auditórios e teatro da Universidade pelo menos até o dia 30 de março”, afirma o documento.

O Centro Universitário Una informou, em nota (confira na íntegra abaixo), que as aulas também estão mantidas. Segundo a instituição, a decisão será alterada caso o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação ou o governo de Minas Gerias promulguem alguma determinação nesse sentido.

Seguindo o mesmo padrão, o UniBH afirmou que está atento às ações do governo brasileiro para combater o Covid-19, que acompanha todos os protocolos do Ministério da Saúde e orientações do Ministério da Educação e que, por isso, as aulas estão mantidas até segunda ordem. “O UniBH também mantém seu plano de contingência com informações em relação aos cuidados e ações preventivas para evitar o contágio e/ou a disseminação do vírus”, informou a instituição em nota (confira na íntegra abaixo).

A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais informou que as atividades serão mantidas e que a instituição está ” está atenta às medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde e em constante monitoramento e observação da comunidade acadêmica, visando atuar previamente conforme for necessário”.

O BHAZ também tentou contato com a Fumec, mas não obteve sucesso.

‘Dou duas semanas’

Nas redes sociais, a sensação é de apreensão e dúvida. Alguns estudantes temem ser infectados nos campi de suas faculdades, enquanto outros acreditam que a decisão das instituições de não suspender as aulas não deve se manter.

“Me arrumando pra pegar corona vírus na faculdade”, publicou um usuário. O comentário é semelhante a diversos outros, que reclamam da decisão de não fazer nenhuma alteração no cronograma. “Corona vírus aí e a faculdade querendo ter aula”.

Já outros estudantes se mostraram mais críticos e acreditam que, devido à evolução rápida do número de casos registrados, a decisão não deve se manter. “Dou duas semanas pra faculdade fechar e ficar online por tempo indeterminado”, publicou um perfil, comentando a decisão da PUC Minas de interromper a distribuição de cartões de estacionamento a partir desta quarta-feira (11).

Outra decisão da PUC, de suspender todas as atividades extra-aula, como palestras e eventos em auditórios, foi alvo de críticas nas redes sociais: “Aula que é bom ninguém cancela”.

Alerta

Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que a o Coronavírus se tornou uma pandemia, diversas esferas da vida pública estão em alerta. Fronteiras fechadas, eventos esportivos e culturais cancelados, gravações de TV sem plateia e várias outras decisões foram anunciadas nesta semana para tentar evitar a disseminação do vírus. Com isso, várias pessoas se preocupam que os serviços de educação também sejam afetados significativamente.

Alguns estados brasileiros já mostram sinais de uma possível paralisação. Nesta semana, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo) suspendeu algumas aulas e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) também informou que não funcionaria até o dia 29 deste mês. Além disso, algumas faculdades particulares de São Paulo, como a Cásper Líbero e a ESPM, decidiram suspender as atividades.

Além disso, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) informou, em nota (confira na íntegra abaixo), que vai suspender as atividades por um período de 15 dias contados a partir do dia 16 de março. Segundo a instituição, serão suspensas as aulas nos níveis da educação básica, graduação e pós-graduação em todos os campi. Os atendimentos no hospital universitário serão mantidos.

Nota da UFMG na íntegra

Considerando que a pandemia do SARS-CoV-2 exige compromisso com a saúde pública, a UFMG está atenta às recomendações do Ministério da Saúde e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e agindo em consonância as orientações e protocolos. Orientações quanto aos cuidados individuais e coletivos estão sendo amplamente divulgadas em todas as unidades da UFMG, mesmo que ainda não tenha sido confirmado nenhum caso de COVID-19 em Belo Horizonte ou Montes Claros, onde estão os campi da instituição. A UFMG publicou em seu portal uma seção (https://ufmg.br/coronavirus) com informações sobre o COVID-19. A Universidade também segue a orientação da Capes para viagens internacionais, para intercâmbio científico e eventos, ou seja, evitar o deslocamento para países com transmissão local confirmada, casos de China e Itália, por exemplo. Neste semestre, a UFMG recebeu estudantes de 30 países. Os protocolos e recomendações estão sendo seguidos rigorosamente. Além disso, integrantes da comunidade universitária em missão em algum dos países e regiões de alerta estão sendo orientados a solicitar o retorno antecipado.  A chegada de quatro professores da região de Wuhan, na China, para ensinar mandarim na UFMG, neste primeiro semestre, foi cancelada, sendo realizado um remanejamento de docentes que já estavam no Brasil para a continuidade das aulas, ofertadas em cursos de extensão. Aos que chegam à UFMG de viagens internacionais, a recomendação é seguir as determinações do Ministério da Saúde.

Nota da PUC na íntegra

A PUC Minas criou um Comitê de Monitoramento do Coronavírus que definiu um Plano de Contingência para o enfrentamento dessa epidemia sem a necessidade de suspender as aulas no momento. Foi definida, no entanto, a suspensão de todos os eventos em auditórios e teatro da Universidade pelo menos até o dia 30 de março.  O comitê permite à Instituição decidir e adotar , com agilidade, qualquer suspensão de atividades curriculares diante do agravamento desta epidemia, entre outras medidas.

Nota da UNA na íntegra

O Centro Universitário Una informa que as aulas na instituição estão mantidas. O Ministério da Saúde e Ministério da Educação, bem como o Governo de Minas Gerais, até o momento, não promulgaram qualquer determinação para que as atividades sejam suspensas. Estamos  reforçando as campanhas de incentivo às práticas de higiene e prevenção do novo Coronavirus recomendadas, em todas as unidades acadêmicas da instituição.

Nota da UniBH na íntegra

O UniBH está atento às ações do Governo Brasileiro para combater o novo coronavírus (Covid-19) e acompanha todos os protocolos do Ministério da Saúde e orientações do Ministério da Educação, seguindo normalmente suas aulas e atividades educacionais. Sempre com zelo as suas pessoas, o UniBH também mantém seu plano de contingência com informações em relação aos cuidados e ações preventivas para evitar o contágio e/ou a disseminação do vírus, além de preparar iniciativas semelhantes para orientar alunos e visitantes, por meio das redes sociais e comunicação interna.

Nota da UFRJ na íntegra

Após reunião realizada na sexta-feira (13/3) com o Grupo de Trabalho da UFRJ sobre o novo coronavírus, a Reitoria determinou:

1)    A suspensão das aulas nos níveis da educação básica, graduação e pós-graduação, em todos os campi da UFRJ, por 15 dias, a partir da segunda-feira (16/3), sujeita à reavaliação ao final do período.

2)    A manutenção do funcionamento normal das unidades hospitalares.

3)    A continuidade de todas as atividades administrativas das unidades acadêmicas, conforme decisão das chefias imediatas.

A decisão foi tomada após análise da evolução e do agravamento da pandemia da COVID-19 no Rio de Janeiro. Assim sendo, a Reitoria recomenda:

1)    A permanência dos discentes em seus domicílios, mantendo distanciamento social, o que implica evitar aglomerações de qualquer natureza.

2)    Sempre que possível, a manutenção remota das atividades acadêmicas iniciadas (em breve, serão dadas instruções sobre uso de aplicativos com essa finalidade).

3)    A continuidade de bancas de monografia, dissertação e tese, que devem ocorrer, sempre que possível, de maneira remota.

4)    A manutenção do atendimento às diretrizes de contingência da COVID-19 anteriormente emitidas.

Em relação à manutenção das atividades administrativas, é preciso ressaltar o cuidado com servidores que apresentem sintomas de gripe ou resfriado. Neste caso, eles devem entrar na quarentena produtiva (14 dias). A Reitoria ressalta que, neste momento, é importante diminuir o número de pessoas que trabalham no mesmo ambiente. 

O Grupo de Trabalho continuará funcionando e se reunindo e, sempre que necessário, emitirá novas orientações.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!