Covid-19: PBH faz acordo com Butantan e UFMG para vacinar população

vacina
Prefeitura firmou acordo para vacinar população (FOTO ILUSTRATIVA: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou, nesta quarta-feira (9), que um acordo foi firmado com o Instituto Butantan, em São Paulo, para imunizar a população da capital mineira contra o novo coronavírus com a vacina Coronavac. A vacinação acontecerá assim que o imunizante for aprovado. O Executivo municipal destacou que tem à disposição três “super-freezers” para armazenar a vacina da Pfizer, caso necessário.

De acordo com a prefeitura, a expectativa é poder contar com o Plano Nacional de Imunização, coordenado pelo Ministério da Saúde. Apesar disso, caso as vacinas do Butantan ou da Pfizer estejam disponíveis primeiro, a PBH conta com parcerias para iniciar a imunização dos grupos de risco o quanto antes. A vacina Coronavac é produzida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kali (PSD), já havia afirmado que a prefeitura está preparada para comprar a vacina “que vier”, pois há dinheiro em caixa. “A prefeitura se armou para comprar vacinas, se for necessário. Temos dois milhões de seringas estocadas, e, seja a vacina qual for, nós temos dinheiro. A que vier nós compramos. Não há risco da população ficar sem vacina”, garantiu o prefeito em entrevista no dia 25 de novembro.

A vacinação em Belo Horizonte vai seguir critérios de prioridade definidos pela SMSA (Secretaria Municipal de Saúde). Com relação aos freezers para armazenar a vacina da Pfizer, a PBH destaca que eles foram colocados à disposição graças à parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Pandemia em BH

O número de infectados pelo novo coronavírus na capital mineira é de 56.106, e o de mortos 1.698. A quantidade de pacientes recuperados chegou a 52.024, enquanto os em acompanhamento está em 2.384. Atualmente, a capital mineira registra 54,5% de ocupação nos leitos de UTI e 47,9% nos de enfermaria.  Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial da PBH de segunda-feira (7). Uma nova edição será publicada ao longo da tarde.

indicadores PBH
Indicadores da pandemia na capital mineira (Reprodução/PBH)

Com PBH

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!