Covid: BH registra queda em indicadores, mas UTIs seguem no vermelho

samu hospital área hospitalar
Hospitalização ainda não chegou ao nível verde, mas é mais baixa do que a média do ano (Amanda Dias/BHAZ)

Nas últimas 24 horas, Belo Horizonte registrou queda em todos os três indicadores de risco da Covid-19. O fator RT – que indica a quantidade de pessoas, em média, que um infectado consegue contaminar – voltou ao nível verde, o de menor risco, e fechou o dia em 0,88. Já a ocupação de enfermarias, no nível amarelo, foi de 55,2% para 51,4%. Entre os leitos de UTI, também houve queda – de 72,6% para 70,1% -, mas a situação ainda exige atenção, já que esse é o único indicador que segue no nível vermelho, de maior alerta.

As informações são do boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nesta quarta-feira (3). Ao todo, a capital tem 92.067 casos confirmados da doença e outros 5,3 mil em acompanhamento. Entre as pessoas que contraíram o vírus, 2.314 não resistiram e outras 84 mil já conseguiram se recuperar.

indicadores pbh 3.2
Indicadores fora do nível verde ficaram bem próximos de passar a níveis menos alarmantes (PBH/Divulgação)

Vacinação

Aos poucos, também avança o programa de imunização dos belo-horizontinos. Das 193.820 doses – 153 mil da Coronavac e 40 mil da AstraZeneca – destinadas à capital, quase 160 mil já foram encaminhadas para os locais de aplicação e mais de 66 mil já foram aplicadas.

Com um avanço na imunização nesta semana, a PBH começou a distribuição da vacina para cinco novos grupos prioritários, que incluem 100% dos trabalhadores lotados nos Centros de Saúde e Centros de Referência em Saúde Mental da capital, além de moradores e profissionais dos Serviços de Residência Terapêutica e das Residências Inclusivas.

Cuidado ainda é necessário

Apesar de as atualizações dos indicadores e da distribuição de vacinas serem animadoras, o coronavírus continua tirando vidas na capital – e, por isso, todos os cuidados continuam necessários. Além dos riscos já conhecidos e da possível circulação de uma nova cepa do vírus, a capital encarou, ainda nesta semana, uma triste fatalidade: a primeira morte de criança relacionada à Covid-19 no município.

A informação foi divulgada no boletim epidemiológico desta terça-feira (2). De acordo com o informe da PBH, a criança que morreu tem entre 1 e 4 anos. Outros detalhes a respeito dela não foram divulgados.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!