Covid em BH: Ocupação de leitos volta a cair e transmissão atinge melhor nível dos últimos 27 dias

covid em bh
Os números, que tiveram um pequeno aumento ontem, permanecem em nível de risco moderado (Moisés Teodoro/BHAZ)

Todos os três indicadores que monitoram a Covid-19 em Belo Horizonte voltaram a cair nesta quarta-feira (28). Os números, que tiveram um pequeno aumento registrado ontem (27), permanecem em nível de risco moderado.

Segundo o Boletim Epidemiológico publicado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) no início desta noite, a taxa de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) está em 57,7%, o que representa 0,2% a menos do número divulgado na terça-feira. Em um cenário mais favorável está a ocupação de leitos de enfermaria, que registrou 45,9% na divulgação de hoje. Ontem, o número estava em 46,5%.

Já o fator Rt, que mede o número médio de transmissão por infectado, caiu de 0,91 para 0,89 de um dia para o outro. Esse é o valor mais baixo de transmissão registrado desde o dia 1º de julho. Neste mês, o indicador vinha sofrendo gradativos aumentos, que o colocarem em nível de alerta. No último dia 16, o Rt chegou a atingir 1,04, número considerado preocupante pelos infectologistas.

Boletim Epidemiológico divulgado pela PBH nesta quarta-feira (Reprodução/PBH)

Ainda de acordo com o boletim, Belo Horizonte soma 258.046 casos de Covid-19. Desses, 6.202 casos evoluíram a óbito e outros 3.814 ainda estão em acompanhamento. Receberam alta 248.030 pacientes diagnosticados com a doença na capital.

Vacinação em BH

Conforme a divulgação da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), 63% dos belo-horizontinos tomaram ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ao todo, são 1.386.792 pessoas imunizadas. Com as duas aplicações, já se vacinaram 564.166 pessoas no município. Já com o imunizante de dose única, da Janssen, são 57.424 vacinados.

E o número de pessoas 100% imunizadas na capital promete aumentar neste fim de semana. A partir desta sexta-feira (30), Belo Horizonte vai aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades e deficiência permanente (beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada). O chamamento deste público para completar o esquema vacinal será feito de forma gradativa (veja aqui).

Confira o cronograma de vacinação dos próximos dias:

  • 30 de julho, sexta-feira: segunda dose para gestantes e puérperas com comorbidades (com 18 anos ou mais); pessoas com Síndrome de Down (com 18 anos ou mais); pessoas com deficiência permanente beneficiárias do BPC (com 18 anos ou mais) e pessoas com comorbidades de 59 anos;
  • 31 de julho, sábado: segunda dose para pessoas com comorbidades de 58 anos e 57 anos
Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!