Cratera no Belvedere em BH: Obra parada há 11 dias causa fila e atrasos de 1h no trânsito, dizem moradores

ministério trabalho interdita obra cratera belvedere
Os fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego interditaram a obra na cratera do Belvedere (Reprodução + Divulgação/PBH)

O embargo na obra de reparação de uma cratera na avenida Presidente Eurico Dutra no Belvedere, região Centro-Sul, de Belo Horizonte, tem causado transtornos para os moradores da região. De acordo com os residentes, a interdição da via causa atrasos de até 1h na rotina dos motoristas.

A fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego embargou os trabalhos no local no dia 15 de março. Segundo fiscais da fiscais da SRT/MG (Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais), existiam irregularidades e risco grave e iminente para a segurança dos trabalhadores. Desde então, a área permanece interditada, com fluxo somente em metade da pista.

A situação causa filas e atrasos na rotina de quem precisa passar pela avenida no dia a dia. Não é incomum notar pontos da BR-356 com congestionamento ao longo da semana.

“O trânsito está terrível, muito confuso. Essa interdição atrapalhou a vida de milhares de pessoas. Quem vai para o Rio de Janeiro precisa passar pela BR, que está uma confusão tremenda e tudo isso piora ainda mais com a chuva”. A percepção é de Ubirajara Pires Glória, presidente da Associação dos Amigos do bairro Belvedere.

“Está atrapalhando tudo, BH inteira. Pessoal de Nova Lima está vivendo um caos porque só tem duas saídas que passam pelo Belvedere. Todos esses bairros aqui no entorno que estão na periferia estão sofrendo”, comenta.

Ainda segundo o morador, quem precisa passar pela região se vê obrigado a acrescentar pelo menos 1h ao trajeto habitual por causa dos atrasos. “Eu, por exemplo, estou tendo que sair de casa para não ter transtorno e chegar no horário”, pondera.

A Avenida Presidente Eurico Dutra liga a região do Belvedere e de Nova Lima a bairros da região Centro-Sul, Savassi e também à avenida Afonso Pena, pela Bandeirantes. Com a interdição da via, os motoristas devem utilizar como opções as avenidas Nossa Senhora do Carmo, Raja Gabaglia e a MGC-356, que vêm apresentando retenções pelo grande fluxo de veículos nos horários de pico.

O que diz a Prefeitura de BH?

Em nota enviada ao BHAZ, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que está em contato com a SRT para realizar as mudanças necessárias e voltar às obras. A última reunião com o órgão ocorreu na última sexta-feira (22).

“No momento, a empresa contratada está providenciando as novas adequações necessárias para liberar a continuidade dos serviços”, informa o executivo.

O BHAZ também entrou em contato com a empresa responsável pelos trabalhos e aguarda retorno.

Desvios do Trânsito no Belvedere

Sentido Bairro/Centro – Av. Pres. Eurico Dutra, Av. José Maria Alkimin, Av. Paulo Camilo Pena, R. Emílio Jacques de Morais, Av. Celso Porfírio Machado e BR 356.

Sentido Centro/Bairro – R. Haiti, R. Professor Rodrigues Seabra e BR 356,

Desvios do Transporte Coletivo

Duas linhas de ônibus que passam pelo local estão sendo desviadas. Veja os novos itinerários.

Linha 8106

Sentido Centro/ Bairro – Av. Nossa Senhora do Carmo, MG-356, Rua Maria Luiza Santiago.

Sentido Bairro/ Centro – Av. Luiz Paulo Franco, Av. Paulo Camilo Pena, Av. Celso Porfírio Machado, Av. José Maria Alkimin, Av. Celso Porfírio Machado, MG 356, Av. Nossa Senhora do Carmo.

Linha S92

Sentido Buritis/Esplanada: Avenida Raja Gabaglia, contorno da Praça Marcelo Góes Menicucci (atrás do BH Shopping), Avenida Luiz Paulo Franco, Avenida Paulo Camilo Pena, Rua Jornalista Djalma Andrade, MG-356.

Sentido Esplanada/Buritis: Rua Haiti, Rua Professor Rodrigues Seabra, MG 356, retorno na Praça Marcelo Góes Menicucci (atrás do BH Shopping), Avenida Raja Gabaglia.

As equipes do Centro Integrado de Operações da Prefeitura (COP-BH) monitoram em tempo real as vias na região do Belvedere e ajustes semafóricos já estão em vigor para melhorar a fluidez e garantir a segurança de pedestres e dos motoristas.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!