Crianças em tratamento contra o câncer escrevem livro em BH

O lançamento do livro ocorreu no pátio do CCBB (Yandra Peixoto/Divulgação)

Para a maioria das crianças, a expressão “era uma vez” marca o início de uma jornada mágica no mundo dos livros. Já para os jovens acolhidos pela Casa de Apoio Aura, é o primeiro passo para se expressarem pela lente de suas próprias histórias.

O livro “Pintando Histórias” traz, em 28 páginas, uma série de narrativas contadas por 17 crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Parte do projeto “Casos e Contos da Casa de Apoio Aura”, é o segundo livro publicado pela instituição.

(Yandra Peixoto/Divulgação)

Os pequenos autores são acolhidos pela Casa de Apoio Aura, em Belo Horizonte, uma organização filantrópica que recebe crianças e adolescentes com doenças oncológicas há mais de vinte anos.

Em entrevista ao BHAZ, a psicopedagoga e coordenadora do livro, Sarah Castilho falou sobre a iniciativa. “A ideia do livro é dar voz para as crianças. Eu acredito muito que a criança precisa ter um espaço livre e seguro que acolha todas as suas formas de expressão a respeito do mundo e do que ela está sentindo”, disse.

Para ela, o projeto tem o poder de levar o trabalho da instituição a mais pessoas: “isso proxima o público da nossa causa e é uma forma da gente colocar a Aura em todos os cantos possíveis”. Além disso, a venda dos livros ajuda na captação de recursos para a causa.

O lançamento oficial do livro ocorreu no dia 3 de setembro no pátio do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

Acolhimento

Sarah relata que o processo de construção do livro foi feito a partir de momentos individuais com cada criança. “São dezessete histórias e foram dezessete crianças e adolescentes que participaram. Por isso, tive dezessete reuniões, uma com cada um”.

Ela conta que o processo de cada criança foi bastante singular. Cada criança escolhia um personagem ou elemento disponibilizado pela psicopedagoga e, a partir daí, criava uma história com base naquele personagem.

(Yandra Peixoto/Divulgação)

“Foi um processo bem seguro e relaxante. Elas iam me narrando a história e eu anotava no computador. Já outras preferiam escrever a próprio punho”.

Casa de Apoio Aura

A Casa de Apoio Aura é uma organização sem fins lucrativos que ajuda crianças e adolescentes a enfrentarem doenças oncológicas, hematológicas e também oferece apoio a jovens transplantados.

A instituição oferece quartos individuais para cada família, além de acompanhamento psicológico para os acolhidos. Saiba como apoiar o trabalho da organização neste link.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!