‘Eleições na Floresta’: Crianças mineiras vão às urnas para aprender cidadania

eleições na floresta
Com direito à urna eletrônica, título de eleitor, partidos e campanhas políticas, as ‘Eleições na Floresta’ acontecem nesta terça (Aprende Brasil/Divulgação)

Dezenas de alunos de escolas públicas do município de Campos Gerais, no Sul de Minas, terão uma verdadeira aula de cidadania nesta semana. As crianças do ensino fundamental terão a oportunidade de ir às urnas para aprender, de forma lúdica, o poder de mudança que acompanha o voto consciente.

Amanhã (13) e quarta-feira (14), os estudantes deverão escolher um presidente na chamada “Eleições na Floresta”, projeto que tem o objetivo de ensinar desde cedo como acontece a escolha de um líder político na vida real.

Assim como nas eleições deste ano, os candidatos fictícios têm partidos, vice-presidentes, números para votação e propostas eleitorais. Com o título de eleitor fictício em mãos, cada estudante vota em uma urna eletrônica que segue o padrão utilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Por meio de um aplicativo, a urna tem programados os candidatos ao governo da Floresta: Teo Tirico e Lourival do Céu (Partido das Folhas), Olívia Cordeiro e Draque Lara (Partido dos Rios) e Grazi Lazuli e Luna Ximin (Partido das Sementes).

Com direito a urna e tudo mais!

Cada uma das chapas do projeto “Eleições na Floresta”, representadas pelos estudantes, precisam elaborar suas propostas de governo e fazer campanha entre os colegas da escola. Enquanto isso, os demais alunos se dividem entre mesários, voluntários e eleitores, cada um com um título de eleitor fictício.

Assim que o estudante aperta o botão “confirma”, a urna emite o mesmo som característico da urna eletrônica verdadeira. Na saída, todos recebem um comprovante de votação. A iniciativa está sendo levada para escolas de outros 300 municípios até outubro e faz parte de um projeto do Sistema de Ensino Aprende Brasil, que atende a rede pública municipal de ensino de municípios brasileiros. 

“Em casa e nas ruas, os estudantes escutam adultos falarem sobre voto, sobre as eleições, mas ainda não têm ideia da importância do processo democrático para a cidadania. Essa é uma excelente oportunidade de trabalhar o assunto com eles, ao mesmo tempo em que se divertem e desenvolvem habilidades”, observou o secretário de Educação e Cultura de Campos Gerais, Rafael Vilela Pereira.

Os próprios alunos da rede municipal de Campos Gerais são candidatos a ‘presidente da Floresta’ (Aprende Brasil/Divulgação)
Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!