Defesa Civil alerta para risco geológico e chuva de até 100mm em todas as regionais de BH

chuva bh (1)
Risco de deslizamentos e acidentes é alto, segundo Defesa Civil (Amanda Dias/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de chuva de 80 a 100mm em todas as regiões da capital mineira neste sábado (8). A previsão é de que a chuva forte permaneça ao longo de todo o fim de semana. Os temporais já vem causando estragos em Minas Gerais e chegaram a deixar famílias ilhadas em Juatuba, na Grande BH, nesta madrugada.

Além das chuvas fortes, com raios e rajadas de vento em torno de 50km/h, a Defesa Civil da capital também advertiu para o alto risco geológico. O alerta dos temporais é válido até as 8h de domingo (9), mas para os acidentes no solo, a população deve se manter atenta até terça-feira (11).

Risco Geológico BH
Divulgação/Defesa Civil de Belo Horizonte

“Esse volume de chuva bastante significativo somado ao que já foi registrado ao longo desta semana potencializa muito a ocorrência de desastres de natureza geológica. Por isso, é muito importante que as pessoas redobrem suas atenções, observem sinais que possam evidenciar o risco de colapso de muros, colapso de moradias, deslizamentos de encostas e, principalmente, não permaneçam nesses locais, procurem um local seguro”, destaca o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Figueiredo.

Previsão do Tempo

O período chuvoso deve persistir na capital até a próxima segunda-feira (10), acumulando em três dias um volume equivalente a mais da metade da média do mês de janeiro. Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, o volume da precipitação está acima da média registrada historicamente. “Ainda não está acima do janeiro mais chuvoso da história, em 2020, que já tinha atingido entre 250mm e 270mm. Neste ano está em torno 220mm, o que já é bem próximo”, detalha.

O especialista explica que o período chuvoso está sendo causado pelo fenômeno da zona de convergência do Atlântico Sul. O sistema controlador de chuvas na região Sudeste atua principalmente no mês de janeiro e dura de 6 a 7 dias.

“É um corredor de umidade que se estende desde o Sul da região amazônica até as regiões sudeste, centro-oeste e parte da região sul. A persistente banda de nebulosidade traz umidade da região amazônica e causa as precipitações”, acrescenta Heriberto.

As temperaturas também permanecem baixas. Em BH a mínima deve ficar em 18ºC e a máxima em 22ºC neste sábado.

Chuva já causa estragos

Em Juatuba, na grande BH, os temporais já causam estragos e deixaram várias famílias ilhadas durante a madrugada de hoje (8). O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirada de 11 pessoas. Por causa da forte correnteza, parte das pessoas precisaram ser resgatadas por meio de embarcação.

Bombeiros em Juatuba
Divulgação/CBMMG

Em Nova Serrana, na região Centro-Oeste de Minas, os bombeiros fizeram uma vistoria em regiões com alto risco de deslizamentos. Em conjunto com a Guarda Municipal e a Defesa Civil da cidade, os militares orientaram moradores a deixarem os locais com maior perigo de acidentes.

Bombeiros vistoria nova serrana
Divulgação/CBMMG
Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!