Defesa Civil alerta para risco geológico até domingo em oito das nove regionais de BH

chuva bh afonso pena
Chuvas intensas atingiram BH durante a madrugada (Amanda Dias/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico após a chuva que atingiu a capital mineira na madrugada de hoje (5). O comunicado passou a valer nesta manhã e tem validade até este domingo (8). Das nove regionais da capital, apenas a Oeste não está sob alerta.

“Em virtude do volume das chuvas previstas para as próximas 36 horas, existe a possibilidade de risco geológico até domingo (8). Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos”, diz o comunicado do órgão municipal.

Para tentar coibir os estragos, a Defesa Civil recomenda que se coloque calha no telhado da sua casa e conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água. Além disso, o órgão pede que não jogue lixo ou entulho na encosta, não despeje esgoto nos barrancos e não faça queimadas.

O órgão municipal ainda dá dicas de sinais que deslizamentos podem acontecer. É importante ficar atento a trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando e rachaduras no solo. Também deve-se observar água minando da base do barranco e inclinação de poste ou árvores.

Alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!