Fábrica de refrigerante é alvo de operação para combater golpe de R$ 300 milhões

Grupo Del Rey é alvo de nova operação do Ministério Público por sonegação de ICMS

Para por fim a um golpe de R$ 300 milhões em sonegação de ICMS, O Ministério Público de Minas (MP) desencadeou nessa segunda-feira (26) a Operação Rei Posto, que tem como alvo o Grupo Del Rey, que atua no mercado de industrialização e comércio de refrigerantes e sucos.

De acordo com o MP, o Grupo Del Rey já foi alvo da Operação Que Rei Sou Eu, em 2010, quando foi descoberto um esquema de sonegação do imposto estadual que envolvia a principal empresa do grupo, a BH Refrigerantes, além de várias outras distribuidoras criadas em nome de laranjas.

Com o levantamento do débito de ICMS à época, parte da dívida foi negociada com o Estado que fez o parcelamento dos valores. Apesar disso, o grupo deixou de cumprir com sua obrigação. E mais. As investigações mostraram que ele mantiveram o mesmo esquema de fraude, com a criação de novas empresas de fachada para simulação de transações comerciais que permitissem a redução do imposto sobre a venda de bebidas.

Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão: dois no estado do Rio de Janeiro e 14 em Minas Gerais, nas comarcas de Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, Nova Lima, Contagem, Cláudio e Sabará. Participam da operação três promotores de Justiça, quatro delegados de Polícia, 30 policiais civis, 40 servidores da Receita Estadual e um advogado do Estado.

Maria Clara Prates

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Trabalhou no Estado de Minas por mais de 25 anos, se destacando como repórter especial. Acumula prêmios no currículo, tais como: Prêmio Esso de 1998; Prêmio Onip de Jornalismo (2001); Prêmio Fiat Allis (2002) e Prêmio Esso regional de 2009.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!