Bebê atacado, feridos por bala de borracha e prisões: Ocupação em BH é palco de confronto com PM

Reprodução/WhatsApp

Uma ação de desocupação no Morro das Pedras, na região Oeste da capital, terminou em confusão nesta sexta-feira (21). Segundo relato de moradores, pessoas ficaram feridas após a Polícia Militar disparar balas de borracha no local. Além disso, outros três foram presos e um bebê de apenas um ano inalou gás de pimenta.

De acordo com a doméstica que está construindo no local, Odaleia Paulino, de 43 anos, a prefeitura exige que cerca de dez famílias deixem a área. “Há dois dias , a Prefeitura de Belo Horizonte nos notificou dizendo que deveríamos deixar o local. Mas nós não temos para onde ir. Eu estou construindo aqui, é um investimento meu. Hoje, chegaram dizendo que iriam derrubar as casas, sem ao menos uma ordem”, conta.

Ainda segundo a moradora, nesta sexta, os funcionários da prefeitura chegaram junto com policiais e começaram a ação truculenta. “Jogaram gás de pimenta, atiraram balas de borracha e prenderam três pessoas, dentre elas minha sobrinha. Algumas pessoas ficaram feridas e, além disso, um bebê que estava no colo de uma das moradoras respirou gás de pimenta”, relata.

 

A confusão aconteceu por volta das 9h de hoje. Segundo o tenente Aloíso Lopes, porta-voz do 22º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela ação, os militares foram acionados no local para garantir a segurança de profissionais da prefeitura e guardas municipais que tentavam demolir as casas construídas em um terreno da PBH.

Segundo o tenente, houve duas tentativas de conversa com as famílias que estão construindo na área. Porém, sem sucesso. “As ordens não foram atendidas e as pessoas que estavam no local começaram a inflamar outros para entrar em confronto com a PM com palavras de ordem, xingamentos e inclusive começaram a jogar coisas nos militares, sendo necessária a atuação dos policiais com uso da força”, afirma o tenente.

O pedreiro Cherisvaldo Santos, de 41 anos, disse que estava trabalhando na construção de uma casa no local quando os militares começaram a atirar balas de borracha. “Eu fui atingido por um disparo nas costas e outro no peito. Nós somos trabalhadores, as pessoas aqui só precisam de um lugar para morar. Isso que fizeram é covardia”, diz ele.

Segundo a Polícia Militar, quem utilizou gás de pimenta para dispersas as pessoas do local foi a Guarda Civil Municipal, os militares realizaram disparos de balas de borracha. “São artefatos de menor potencial ofensivo”, afirma o tenente Aloíso.

Questionado sobre o bebê atingido pelo gás de pimenta, o militar disse que a mãe da criança estava a utilizando como escudo tentando conter a ação dos policiais e que ela teria sido orientada a deixar o local. Três pessoas foram detidas no local por desobediência e resistência. “Apesar dos objetos atirados, nenhuma viatura foi danificada ou militar ficou ferido”, afirma.

Quanto aos relatos de violência policial, o porta-voz disse que todos os depoimentos foram colhidos, assim como filmagens e o caso será investigado. Após a confusão, os funcionários da prefeitura foram embora da região.

Terreno é da PBH

Por meio da Subsecretaria de Fiscalização de Secretaria de Política Urbana,  a PBH explicou que o terreno faz parte de uma área pública municipal, onde houve a ocupação.

“Os funcionários deram inicio à ação de demolição de edificações provisórias em terreno público nesta sexta-feira (21). Contudo, antes de realizar a demolição, os moradores foram notificados para se retirarem da área. A secretaria agora vai monitorar o local para que a área não seja ocupada e tomar as medidas cabíveis, para que não haja outras invasões na área”, disse a subsecretaria, por meio de sua assessoria.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!