Detran suspende exames de legislação e direção e proíbe aulas presenciais em autoescolas

detran suspende exames de legislação e direção

O Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais) anunciou, nesta quarta-feira (18), que estão suspensos os exames de legislação e de prática de direção veicular em todo o Estado. O órgão também suspendeu as aulas teóricas e presenciais em todos os centros de formação de condutores, entidades e instituições credenciadas.

As medidas, que têm o objetivo de frear a contaminação do novo coronavírus em Minas Gerais, valem pelos próximos 15 dias, podendo ser prorrogadas por mais 15. As aulas práticas poderão ser mantidas nas autoescolas, desde que respeitadas as medidas de etiqueta sanitária que já são aplicadas nos locais.

Além disso, durante o período de enfrentamento ao Covid-19, também serão cancelados todos os exames da junta médica do Detran. Eles podem ser remarcados assim que os riscos de transmissão do vírus diminuírem. Eventos do órgão, como leilões de veículos e atividades educativas de trânsito, também foram suspensos por um período de 30 dias.

Segundo a PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais), todas as medidas estão em consonância com as orientações do governo do Estado, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e fazem parte de um Plano de Prevenção e Contingenciamento que tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas nos espaços do Detran.

Atendimento online

Outra medida adotada pelo órgão para tentar conter o avanço do coronavírus é o fortalecimento do atendimento online. A partir desta quarta, o Detran reforçará o atendimento pelo site e pelo telefone 155 para tirar dúvidas sobre habilitação, veículos e infrações e vai aumentar a oferta de serviços referentes à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo site.

Daqui para frente, além de poder abrir o processo de habilitação, incluir atividade remunerada ou renovação de CNH, marcar provas de legislação e reciclagem, solicitar a habilitação definitiva e a segunda vida do documento, o usuário pode também fazer a alteração do endereço da CNH pelo site, serviço que era realizado apenas presencialmente.

Na aba “fale conosco“, o cidadão poderá tratar de casos que podem ser concluídos sem a necessidade de atendimento presencial. Por meio da ferramenta, condutores poderão solicitar a alteração de dados pessoais, inclusão de cursos na CNH, tirar dúvidas e pedir informações.

Diante da impossibilidade de concluir o serviço online, o cidadão poderá agendar um atendimento presencial. Nesse caso, o Detran recomenda que evitem levar acompanhantes, especialmente crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes.

Os serviços que dependem da entrega de documentos devem ser protocolados e devem ser realizados em até 48 horas, evitando que muitas pessoas permaneçam nas dependências do Detran-MG. Todas as medidas são válidas para os próximos 15 dias e podem ser prorrogadas.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!