BH institui feriado no Dia da Consciência Negra

zumbi dos palmares dia da consciência negra feriado bh
Feriado do Dia da Consciência Negra em BH lembrará morte de Zumbi dos Palmares (Reprodução)

O prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD) sancionou a lei que institui o feriado municipal no Dia da Consciência Negra. A Lei n° 11.680/2024 entrou em vigor nesta sexta-feira (5), com sua publicação no DOM (Diário Oficial do Município).

Dessa forma, a data será considerada feriado anualmente em BH. O projeto de lei tem autoria da vereadora Iza Lourença (PSOL) e do vereador Wagner Ferreira (PV).

Segundo o Censo de 2022, BH tem uma população total de 2,3 milhões de pessoas, das quais 986 mil pessoas se declaram pardas, e 312 mil, pretas. O dia 20 de novembro marca a data da morte do herói Zumbi dos Palmares, que lutou contra o racismo no Brasil no período colonial.

O feriado é uma lembrança da promoção do direito à cultura e à celebração de valores, tradições e marcos importantes, com o objetivo de preservar e transmitir a herança cultural negra para a conscientização da sociedade.

A lei municipal sancionada hoje (5) complementa a Lei Federal 14.759/2023, publicada em dezembro do ano passado, que declara o dia 20 de novembro como feriado nacional para a celebração do Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra.

Edição: Lucas Negrisoli
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!