Diretor da BHTrans é afastado em meio a investigação sobre auditoria

Diretor da BHTrans
À CPI, Couto Couto afirmou que a auditoria não analisou todas as notas e documentos, apenas uma amostra (Karoline Barreto/CMBH)

O diretor de Planejamento e Informação da BHTrans (Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte), Daniel Marx Couto, foi afastado do cargo após prestar depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara Municipal, na última quarta-feira (23).

Em nota divulgada nesta segunda-feira (28), a BHTrans afirma que o diretor foi licenciado das atividades na empresa por 90 dias “para levantar informações e esclarecimentos técnicos relativos à execução do contrato celebrado com a empresa Maciel Consultores Ltda”. A empresa foi contratada para fazer auditoria nos contratos de transporte público de BH.

CPI da BHTrans

Em depoimento à CPI, Couto afirmou que a auditoria realizada pela Maciel Consultores nas contas das empresas concessionárias do transporte público coletivo da capital não analisou todas as notas e documentos, mas apenas uma amostra deles. O uso da metodologia amostral contradiz o que se esperava do trabalho da consultoria, conforme contrato.

O diretor era o responsável por supervisionar o serviço de auditoria. Ele explicou que era a Maciel que escolhia a quais meses deveriam pertencer os documentos e notas a serem analisados. Ainda segundo ele, cabia à empresa concessionária enviar para a auditoria os documentos dos meses solicitados. Couto também afirmou que seu trabalho de supervisão não lhe dava a função de fazer análise de todas as notas fiscais recebidas pela consultoria.

Ainda na quarta-feira, o presidente da comissão, o vereador Gabriel Azevedo (sem partido), afirmou que Daniel Marx Couto deveria perder o cargo de diretor de Planejamento e Informação da BHTrans, e que ele voltará à CPI na condição de investigado.

Com CMBH

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduanda em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

Comentários