Uma doutoranda da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) pede ajuda para reaver um notebook, um caderno com anotações de sua pesquisa, documentos e outros itens pessoais. Ela teve o carro arrombado e o material furtado no bairro Jaraguá, na Pampulha (saiba como ajudar no fim da matéria).
Em contato com o BHAZ, Carla Pereira Ricardo, de 37 anos, explica que estava na universidade nessa terça-feira (28). Saindo de lá, foi até uma padaria na rua Cacuera, onde estacionou o carro. Bastaram minutos para que o crime ocorresse.
“Eu sempre carrego a mochila comigo, nunca deixo no carro, sempre tomo cuidado. Mas nesse dia desci e nem pensei, esqueci no banco. Até vi uma pessoa olhando outro carro e pensei ‘nossa, parece que tá querendo arrombar’. Mas esqueci completamente”, recorda.
Material de pesquisa perdido
Quando Carla voltou, viu que o vidro havia sido quebrado e a mochila não estava mais lá. Entre os pertences que perdeu, estavam documentos pessoais, dinheiro, um computador Acer cinza, anotações, chaves, carregadores e baterias de eletrônicos.
Quem presenciou o susto de Carla a ajudou e, por volta das 19h, ela acionou a Polícia Militar. Para agilizar o processo, decidiu ir até uma base da corporação perto dali e registrou um boletim de ocorrência.
A maior preocupação da doutoranda de Engenharia Nuclear é que boa parte de sua pesquisa está no aparelho. Ela salvou muitas coisas na nuvem, mas outras estão armazenadas em programas específicos no computador.
“Além de eu usar pra trabalhar, uso pra controlar meu equipamento da pesquisa. Perdi todos os dados que estavam na gaveta, em um programa”, diz. O caderno de anotações de Carla é outro que fará falta. Nele, ela mantinha todas as receitas de amostras de que precisa para tocar os estudos.
Câmeras de segurança captaram o momento em que o suspeito quebra o vidro do carro. Ele faz algumas tentativas antes de conseguir (assista abaixo).
Doutoranda da UFMG que teve material de pesquisa furtado pede ajuda: “Perdi tudo”.
— BHAZ (@portal_bhaz) June 29, 2023
(Arquivo pessoal) pic.twitter.com/gwGchb173I
Carla pede ajuda para encontrar itens
Diante do cenário, Carla se mobiliza para reaver o material da pesquisa, fundamental à conclusão do doutorado. Ela teme que precise construir muitas coisas do zero após a perda das anotações. “Comigo só ficou o celular e o cartão do banco que usei para pagar a compra”, lamenta.
Por meio de nota, a Polícia Civil informa que instaurou inquérito para apurar as circunstâncias e a autoria do furto. A investigação tramita a cargo da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Venda Nova.
Quem tiver mais informações pode entrar em contato com Carla pelo celular (31) 99146-8817.
Nota da Polícia Civil na íntegra
“A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias e a autoria do furto registrado, nessa terça-feira (27/6), no bairro Jaraguá, em BH. A investigação tramita a cargo da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Venda Nova.”