Duda Salabert recebe novas ameaças neonazistas e será escoltada por guardas armados

duda salabert
Vereadora e candidata a deputada federal recebeu novas mensagens de grupo neonazista (Karoline Barreto/CMBH)

A vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert (PDT), candidata a deputada federal, declarou ter recebido novas ameaças neoazistas. Devido aos ataques, ela decidiu ser escoltada por seguranças armados.

“Recebi novas ameaças de morte de grupos neonazistas: 3 ameaças nos últimos 3 dias… Ontem foi o 1º dia de campanha: passei maior parte do meu tempo em reunião com as forças de segurança”, escreveu a parlamentar, que se candidatou a deputada federal na manhã dessa terça-feira (16).

Duda Salabert relata que as ameaças vieram assinadas com o número “14/88”, isto é, uma alusão à simbologia nazista. Ela avalia que os brasileiros entraram na “eleição mais violenta do país” e, por conta disso, fará campanha com carro blindado, colete à prova de bala e escolta armada.

A pedetista agradeceu ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que disponibilizou a escolta da Guarda Municipal para acompanhá-la. Ainda, afirmou que o PDT está garantindo uma estrutura de segurança para a campanha dela.

Confira abaixo:

Relembre as últimas ameaças

Duda já havia recebido outras ameaças de morte, enviadas por um grupo neonazista, no início deste mês de agosto. O autor do ataque também ameaçou a família da parlamentar, que formalizou a denúncia junto às autoridades.

À época, Duda contou ao BHAZ que acredita que o grupo que fez a nova ameaça é o mesmo que, em 2020, prometeu fazer “um mar de sangue” no colégio Bernoulli, onde ela dava aula (relembre aqui). Ela foi demitida da escola dois meses depois.

Desde então, o grupo havia parado de enviar os e-mails. Mas, no último dia 28, ela recebeu uma nova ameaça. “Perder seu emprego foi só o começo, na próxima vez você vai perder sua vida”, diz a mensagem, assinada por “William Maza dos Santos”, que já ameaçou uma jornalista de estupro.

O e-mail também contou com o número “14/88”, a mesma alusão moderna a Adolf Hitler que a vereadora recebeu desta vez. O agressor disse que “de São Paulo para Minas Gerais é só um passo”, e que “a fúria de Deus vai cair” sobre a vereadora.

 ‘Mar de sangue’

Em dezembro de 2020, Duda Salabert recebeu e-mails em que um grupo neonazista ameaçava tornar o Bernoulli um “mar de sangue”. Na mensagem, o autor dizia estar desempregado, com a esposa fazendo tratamento contra câncer de mama e “vivendo do Auxílio Emergencial”.

O criminoso proferiu xingamentos transfóbicos e prometeu comprar “duas pistolas 9 mm no Morro do Engenho”, no Rio de Janeiro, para executar a vereadora eleita. O ataque aconteceria quando as aulas presenciais retornassem no Bernoulli, e Duda não seria o único alvo.

“Vou matar todas as vadias, todos os negros, que infelizmente serão bem poucos, um ou dois cotistas, e depois vou te matar… Depois de matar mais vadias e explodir alguns carros na portaria, eu vou meter uma bala na minha cabeça. Eu não tenho mais nada a perder. Quando as aulas presenciais voltarem, o Bernoulli virará um mar de sangue”, dizia um trecho.

A ameaça veio com a assinatura de Ricardo Wagner Arouxa, nome usado por um grupo neonazista. “Há uma preocupação muito grande porque aquele psicopata, que fez o massacre na escola de Suzano, segundo alguns jornais, fazia parte deste grupo. Eles articulam nacionalmente em torno desta assinatura”, afirma a vereadora eleita.

Dias depois, um novo e-mail foi enviado à vereadora, ao BHAZ e a outros profissionais da imprensa. “Eu avisei que se vocês fossem na polícia eu ia ficar sabendo. Agora eu irei transformar o Bernoulli num mar de sangue. Vou invadir essa merda e vou matar todas as vadias e todos os negros”, escreveu o criminoso em um dos trechos da mensagem.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!