As obras da nova rodoviária de Belo Horizonte ainda não saíram do papel quatro anos após a assinatura do contrato que prevê a construção do projeto. Idealizado para desafogar o trânsito do Centro, por onde passam cerca de 45 mil pessoas todos os dias e fica o Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip), o empreendimento no bairro São Gabriel, na região Noroeste, teve o cronograma de datas adiado logo após a conclusão dos estudos para o começo das obras.
A princípio, a estrutura deveria ficar pronta em dezembro de 2014 . No entanto, de acordo com a BHTrans, problemas relacionados à desapropriação do terreno atrasaram o início das intervenções. A empresa de Transportes e Trânsito da Prefeitura de BH foi a responsável pelo desenvolvimento da proposta para o novo terminal. Atualmente, a previsão é de que a rodoviária seja entregue em 2017. Mas, quem passa pelo local garante ser impossível a finalização do conjunto para o ano que vem, já que quase não se vê trabalhadores e máquinas por lá.
A área onde o projeto será criado foi entregue ao consórcio SPE Terminal BH, responsável pelas obras e pela futura administração do terminal. Serão investidos, ao todo, R$ 60 milhões no prédio de embarque e desembarque e outros R$ 6,5 milhões na implementação do sistema viário.
Ao Portal Bhaz, a BHTrans informou já ter liberado todas as demandas relacionadas à criação da nova rodoviária e que a SPE Terminal está dentro dos prazos para a conclusão das obras, já que o contrato assinado entre a empresa e a Prefeitura de BH afirma que o período estabelecido para a entrega das obras é de 18 meses, contados a partir de janeiro deste ano. Já a concessionária informou que os últimos detalhes do projeto estão sendo acertados com a administração municipal e que a construção da rodoviária deve ter início até o fim deste semestre.
O prédio do terminal deve ocupar 35.500 m² às margens do Anel Rodoviário, por onde os ônibus vão passar para ir até outras cidades. Serão dois andares com 41 plataformas de embarque e desembarque no 1º piso e 400 vagas cobertas para estacionamento de veículos no 2º. Uma praça de alimentação e cerca de 70 bilheterias para venda de passagens também estão nos planos da SPE Terminal.
Em conjunto com a BHTrans, ficou definido que a rodoviária será integrada ao MetrôBH e ao sistema de BRT/Move implantado na avenida Cristiano Machado. Uma passarela vai fazer a ligação do local até a Estação BHBUS São Gabriel, onde os passageiros vão poder pegar várias linhas municipais e intermunicipais.