Alunos da rede municipal ficarão sem aulas até o dia 9 por causa das chuvas

Amanda Dias/BHAZ

O ano letivo na rede municipal de Belo Horizonte ainda não tem data definida para começar. A volta às aulas, que antes estava prevista para o dia 5 de fevereiro, foi suspensa pelo menos até o dia 9, devido às chuvas que atingiram a cidade.

+ BH debaixo d’água: Vídeos mostram ruas e avenidas alagadas, bueiros estourados e mais destruição

A prefeitura informou por meio do DOM (Diário Oficial do Município), neste sábado (1), que caberá ao diretor de cada escola a decisão de começar ou não, as aulas a partir do dia 10 de fevereiro, “caso estejam asseguradas as condições de funcionamento e a fim de evitar maiores prejuízos ao calendário escolar e às famílias”.

Diário Oficial do Município/PBH/Divulgação

Em nota, a suspensão das aulas já havia sido anunciada pela PBH no dia 24 de janeiro. “A medida visa a segurança dos estudantes e funcionários devido às fortes chuvas neste período. O início das aulas, marcado para 5 de fevereiro, fica suspenso até que a Defesa Civil Municipal assegure que as condições climáticas não representem mais nenhum risco para os estudantes e funcionários”, diz um trecho do comunicado.

Chuvas destruidoras

As chuvas que motivaram a suspensão da volta às aulas causaram estragos pela cidade. Há alguns dias, a PBH decretou estado de emergência na capital mineira após a chamada “chuva de mil anos”, quando caíram 102 milímetros em 40 minutos.

+ ‘Chuva de mil anos’: Fenômeno que provocou devastação força BH a decretar estado de emergência

Na última terça-feira (28), a água causou mais estragos em Belo Horizonte e assustou os moradores. Vídeos e fotos registraram cenas que se repetiram nos últimos dias: ruas se tornando rios e carros sendo arrastados.

Neste sábado (1º), mais chuva veio e, desta vez, com granizo: em uma hora, choveu quase metade do volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro na regional Centro-Sul. O granizo foi registrado nos bairros Funcionários, Sion, Cruzeiro, Anchieta, Santo Agostinho, Floresta, dentre outros.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!