Vídeo mostra segurança do metrô espancando homem em BH: ‘Perdi o controle emocional’

Homem é agredido por segurança do metrô de BH
Imagens que mostram agressões já teve mais de 66 mil visualizações (@claribratiliere/Twitter/Reprodução)

Um homem de 54 anos foi agredido por seguranças do metrô de Belo Horizonte na estação Waldomiro Lobo, no bairro Minaslândia, na região Norte, nessa quinta-feira (5). Um dos vigilantes confessou as agressões e justificou que perdeu o “controle emocional”. Ele foi afastado pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).

O vídeo que mostra a vítima sendo golpeada no rosto circula pelas redes sociais. Após os chutes, o homem, que já estava algemado, caiu no chão. Um boletim de ocorrência foi registrado. Segundo a PM (Polícia Militar), testemunhas contaram que a vítima estava sentada em uma escada quando foi abordada pelos vigilantes.

Conforme o relato das pessoas, o homem levantou-se do local e percorreu um caminho orientado pelos servidores da segurança. Em determinado momento, ele foi atingido por um mata-leão.

ATENÇÃO! As imagens podem ser consideradas perturbadoras para algumas pessoas:

‘Isso é covardia’

Mesmo imobilizado e algemado, o homem foi agredido com chutes no rosto pelos vigilantes. O ato despertou a ira dos usuários, que gravaram a ação. “Que isso! Seu imundo. Isso é covardia. O cara já tá algemado. Pra que chutar a cara dele?”, disseram as pessoas que acompanhavam a abordagem.

Os vigilantes relataram que o homem pedia dinheiro aos passageiros, fazia gestos obscenos e sexuais, além de falar palavrões. O vigilante responsável pelo chute disse ter perdido o “controle emocional”, já que, durante a abordagem, o homem teria dito “palavras hostis” contra a família dele. Ele também teria sido chamado de “negrão safado”.

Ainda segundo o vigilante, o homem o ameaçou dizendo que sabia o local onde a mãe e a esposa dele moravam e que iria “pegá-las”. O funcionário alegou não ter tido a intenção de agredir o rapaz e que só queria imobilizá-lo. Já que, além de pedir dinheiro, ele dizia palavras de cunho sexual aos usuários do metrô.

Hospitalizado

A vítima teve um surto psicótico por conta das agressões e precisou ser levada ao Serviço de Urgência Psiquiátrica da Santa Casa e ficou internada. No momento que os militares chegaram na estação, eles encontraram o homem com ferimentos no rosto e sangramento na boca.

CBTU afasta funcionário

Procurada pelo BHAZ, a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) disse não admitir e nem compactuar com “nenhum desvio de conduta”.

“A Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte já determinou o imediato afastamento do Profissional de Segurança de suas funções, em razão da ocorrência registrada”, diz em um dos trechos da nota que pode ser lida na íntegra abaixo.

Um processo administrativo foi aberto para as medidas cabíveis serem tomadas. A ocorrência foi encerrada na Deplan (Delegacia de Plantão) 1. A Polícia Civil informou que as investigações estão em andamento e os suspeitos foram ouvidos.

Nota da CBTU na íntegra:

“A CBTU esclarece que repudia todo e qualquer ato de violência e a Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte já determinou o imediato afastamento do Profissional de Segurança de suas funções, em razão da ocorrência registrada nesta quinta-feira (5/3), na Estação Waldomiro Lobo.

A CBTU Belo Horizonte não admite e não compactua com nenhum desvio de conduta e, tão logo tomou conhecimento das imagens, determinou de pronto a instauração de processo administrativo junto à Corregedoria Regional da CBTU para a adoção das medidas cabíveis.

O registro da ocorrência segue em curso na Central de Flagrantes 1 (CEFLAN) e a Companhia aguarda o desfecho por parte da Autoridade Policial, a fim de que se possa adotar o encaminhamento das demais medidas.

A CBTU Belo Horizonte permanecerá à disposição para contribuir com a investigação dos fatos”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!